César Boaventura | Apito Dourado? Francisco J. Marques cometeu um crime maior!

César Boaventura | Apito Dourado? Francisco J. Marques cometeu um crime maior

Quando me perguntam sobre as famosas rivalidades do futebol em Portugal, suponho que se referem àquelas que mais chamam atenção a nível nacional e internacional. Bem, olhando para isso com este critério, temos três jogos principais que recebem a atenção total, geralmente com a grande maioria dos adeptos portugueses e do futebol presos além da […]

Quando me perguntam sobre as famosas rivalidades do futebol em Portugal, suponho que se referem àquelas que mais chamam atenção a nível nacional e internacional. Bem, olhando para isso com este critério, temos três jogos principais que recebem a atenção total, geralmente com a grande maioria dos adeptos portugueses e do futebol presos além da TV para assistirem ao jogo ou a levar 50 mil pessoas para o estádio:   FC Porto-SL Benfica,  SL Benfica-Sporting CP e  FC Porto-Sporting CP.

Embora o SL Benfica-Sporting CP seja o maior e mais histórico derby em Portugal, há muito que deixou de representar a maior rivalidade. No entanto, isso não significa que não seja de enorme rivalidade! Os estádios estão separados por apenas três quilómetros! É um dos dois maiores jogos em Portugal, seguido pelos fãs de futebol em todo o Mundo. É sempre muito disputado e vivido apaixonadamente pelos adeptos, precisando de  presença policial enorme para evitar confrontos entre adeptos.

«Os embates entre FC Porto e SL Benfica representam a maior rivalidade portuguesa» – César Boaventura

O FC Porto tem tido sucesso notável nas últimas décadas, dominando a nível nacional e impondo-se a nível internacional (incluindo a conquista da Liga dos Campeões em 2004 e da Taça UEFA em 2003 e 2011).  No entanto, o SL Benfica é, historicamente, a equipa mais bem sucedida de Portugal e a que tem mais apoiantes no mundo.  A nível nacional, o campeonato é mais disputado entre FC Porto e SL Benfica. O Sporting não ganha um campeonato há 16 anos e em mais de 30 ganhou dois.

Combinado com as rivalidades duradouras entre as duas cidades, hoje em dia FC Porto-SL Benfica é a maior rivalidade portuguesa. FC Porto-Sporting CP é uma antiga rivalidade, que também simboliza a disputa Norte-Sul. Ultimamente, tem vindo a aumentar em intensidade com o ex-presidente do Sporting, Bruno Carvalho, tendo revitalizado todos os contactos com o Conselho de Administração do FC Porto e, frequentemente, reuniões para desestabilizar o rival Benfica. Isso não só aproximou os diretores dos clubes, como também dos adeptos.

FC Porto-Boavista FC é o derby do Porto, conhecido como ‘Derby da Invicta’. Tendo em conta o facto de o FC Porto ter muito mais adeptos e muito mais sucesso do que o Boavista FC, o empolgamento habitual em derbies para coroar o ‘rei’ da cidade está perdido. Digo-o como adepto, tentando escrever esta crónica de forma objectiva. É uma rivalidade histórica, que continua a ser vivida pelos apoiantes mais fanáticos, mas, de modo geral, a maioria dos adeptos do FC Porto hoje em dia não tem antipatia particular para com os boavisteiros.

«Braga e Vitória, rivais do Minho, são conhecidos pelos seus apaixonados adeptos» – César Boaventura

Outra rivalidade histórica que vale a pena mencionar é o derby entre SC Braga e  os vimaranenses Vitória SC. Estes são os dois clubes da região do Minho mais bem estabelecidos na primeira Liga Portuguesa. Ambas as equipas, mas em particular o Vitória SC, são conhecidas pelos seus apaixonados adeptos que criam boas atmosferas. Além disso, são os que mais adeptos possuem após os três ‘grandes’. É o quarto maior jogo em Portugal.

Apesar de existirem mais rivalidades (as rivalidades da Madeira, do Algarve, etc.), estas são as que consideraria famosas. Se a maior rivalidade é o SL Benfica-Sporting CP ou o FC Porto-SL Benfica… está o debate aberto. No entanto, muitos dos meus amigos adeptos do Benfica partilham a minha opinião. Aliás, até o próprio avançado do SL Benfica Jonas também fez uma declaração similar.

Isto sim, foi o momento lindo do futebol até o FC Porto por em público um director de comunicação que começou a denegrir tudo e todos que não sejam do FC Porto, criando guerras entre adeptos fora do comum. Outro dado possível de apurar é a tentativa desse director para abafar o maior escândalo de corrupção europeu de futebol – o Apito Dourado –, acusando o Benfica do mesmo tipo de práticas, mas que, na verdade, e apurados os factos, não tem qualquer tipo de verdade, cometendo, para isso, um crime ainda maior – expondo informação privada roubada ao SL Benfica na praça pública.

«SLB é o único dos três grandes que dá lucro. Porto e Sporting estão em falência técnica» – César Boaventura

Quando o FC Porto começou a sentir a rivalidade cair, usou as armas mais impróprias para atingir o maior rival. Na verdade, o SLB é o único clube dos três grandes que dá lucro. Porto e Sporting estão, actualmente, em falência técnica. Por aí se vê que o SL Benfica se tornou mais forte do que os rivais em todas as frentes. Saudades do desporto como ele nasceu e não como o querem fazer.

Cesar Boaventura

César Boaventura, empresário de Futebol

LEIA MAIS de César Boaventura:
> Apito Dourado e a face negra do Futebol
> Bruno de Carvalho pensou que já era rei
> Os agentes do futebol moderno


ÚLTIMOS ARTIGOS

César Boaventura | Apito Dourado? Francisco J. Marques cometeu um crime maior

Quando me perguntam sobre as famosas rivalidades do futebol em Portugal, suponho que se referem àquelas que mais chamam atenção a nível nacional e internacional. Bem, olhando para isso com este critério, temos três jogos principais que recebem a atenção total, geralmente com a grande maioria dos adeptos portugueses e do futebol presos além da […]