Superliga: Modelo desportivo europeu «está muito ameaçado», diz COI

O modelo desportivo europeu baseado na solidariedade “está muito ameaçado” por aqueles que colocam o foco “no benefício económico”, lamentou hoje o presidente do Comité Olímpico Internacional, o alemão Thomas Bach.

Superliga: Modelo desportivo europeu «está muito ameaçado», diz COI

Sem se referir ao projeto da Superliga europeia de futebol, Thomas Bach apelou à salvaguarda do “modelo único europeu”, construído em torno da “função social e educativa do desporto”, sobre os pilares da “solidariedade e voluntariado”.

Thomas Bach, que falava à margem de um congresso promovido pela UEFA em Montreux, na Suíça, disse ainda que o modelo único europeu “permite que os benefícios obtidos nos níveis mais elevados sejam investidos nos níveis inferiores”.

“Infelizmente, temos de estar cientes de que esse modelo está altamente ameaçado. Focar nos benefícios económicos é ignorar a missão social do desporto e as reais necessidades da sociedade pós-coronavírus”, enfatizou o presidente do COI.

Bach critica visão excessivamente empresarial

Bach, que prometeu aprofundar nos próximos anos “o compromisso de colocar o desporto ao serviço da sociedade”, considerou ainda que “se se olhar a tudo de uma perspetiva meramente empresarial, perde-se a missão social do desporto”.

O presidente do COI disse que, face às demonstrações de “egoísmo” que “ganharam terreno” durante a pandemia de covid-19, “é necessário mais solidariedade dentro das organizações desportivas e entre as organizações desportivas”.

No seu discurso no congresso, Bach destacou que as competições disputadas com segurança nos últimos meses, durante a pandemia, geraram “confiança” na possibilidade de se organizar com a mesma garantia os Jogos Olímpicos em julho.

 

LEIA MAIS
sobre Desporto aqui

 

Impala Instagram


RELACIONADOS