Sporting perde pela primeira vez troféu Cinco Violinos frente ao Empoli

Sporting perde pela primeira vez troféu Cinco Violinos frente ao Empoli

O Sporting perdeu hoje pela primeira vez o Troféu Cinco Violinos, frente ao Empoli, no desempate por grandes penalidades (4-5), após uma igualdade 1-1 nos 90 minutos, naquele que foi o nono encontro particular de futebol da pré-temporada dos ‘leões’.

Na sétima edição do troféu e depois dos triunfos nos anos anteriores diante de Olympiacos, Lazio, Roma, Wolfsburgo e Fiorentina, por duas vezes, a equipa de Alvalade foi notoriamente superior e o tento apontado por Misic, aos 51 minutos, foi escasso para o futebol apresentado, anulado mais tarde, aos 69, por intermédio de Antonino La Gumina.

Com um ‘onze’ muito próximo daquele que deverá iniciar a época, José Peseiro, sem surpresas, lançou na defesa Ristovski, Coates, Matheiu e Jefferson. O médio Battaglia continuará a ser peça essencial na posição mais recuada do meio-campo, sendo que, a única dúvida parece cair no elemento que fará companhia ao argentino. O croata Misic foi hoje uma aposta ganha.

De resto, Bruno Fernandes manteve-se no apoio ao holandês Bas Dost, com o português Nani e o argentino Acuña a atuarem nas respetivas alas.

O nome do modesto adversário que este ano subiu à Série A italiana fazia antever um desafio mais o que acessível para o Sporting, algo que cedo começou a transparecer, ainda que sem efeitos no resultado.

Instalado quase sempre no meio-campo adversário, os ‘leões’ tinham a possa de bola controlada e conseguiam sair do seu último terço a construir tanto do lado direito como do lado esquerdo. Bas Dost, de bola parada, já tinha dado primeiro aviso de cabeça, para pouco depois Battaglia rematar cruzado com perigo de meia distância.

Mesmo com o forte calor a colocar dificuldades, as oportunidades claras sucederam-se para Bruno Fernandes, Nani e Bas Dost, por duas vezes, deixando evidente que o capítulo da finalização é aquele que precisa de ser aprumado, enquanto a equipa transalpina teve apenas dois momentos de registo nos primeiros 45 minutos, desperdiçados por Francesco Caputo.

O Sporting regressou ao terreno de jogo da mesma forma que saiu: a dominar e a criar perigo pelos mesmos intervenientes. Contudo, e já que nem Battaglia nem Bruno Fernandes conseguiram bater Ivan Provedel no reinício, foi precisamente o jogador mais improvável a fazer o primeiro tento, perante um despido Estádio José Alvalade. O médio croata Misic aproveitou bem o espaço à entrada da área para atirar forte e colocado, aos 51 minutos.

Sendo um jogo particular, o treinador José Peseiro optou por fazer quatro substituições de uma assentada, acabando por trazer repercussões negativas, com os italianos a restabelecerem a igualdade pelos pés de Antonino La Gumina, numa boa jogada de entendimento com Hamed Traoré, aos 59 minutos.

A desorganização ‘leonina’ e as consecutivas falhas de marcação deram origem a um precoce crescimento do Empoli no encontro e, La Gumina só não bisou, graças ao corte providencial do central Mathieu sobre a linha de golo, aguentando o encontro para a decisão através das grandes penalidades.

Na decisão da marca dos 11 metros, Krunic atirou por cima e deixou o Sporting na frente, mas Matheus Pereira e Jefferson permitiram a defesa ao guarda-redes adversário, e Jacob Rasmussen bateu o penálti decisivo que valeu o troféu ao Empoli.

Jogo realizado no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Sporting — Empoli, 1-1 (4-5 no desempate por grandes penalidades).

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

1-0, Misic, 51 minutos.

1-1, La Gumina, 69.

Marcadores no desempate por grandes penalidades:

1-0, Mathieu.

1-0, Krunic (por cima).

2-0, Montero.

2-1, Samuel Mraz.

3-1, Battaglia.

3-2, Traoré.

3-2, Matheus Pereira (defesa).

3-3, Capezzi.

4-3, Raphinha.

4-4, Caputo.

4-4, Jefferson (defesa).

4-5, Jacob Rasmussen.

Equipas:

– Sporting: Viviano, Ristovski, Mathieu, Coates, Jefferson, Battaglia, Misic, Bruno Fernandes, Nani, Acuña e Bas Dost.

Jogaram ainda: Raphinha, Matheus Pereira, Bruno Gaspar, Wendel, André Pinto, Carlos Mané e Fredy Montero.

Treinador: José Peseiro.

– Empoli: Terracciano, Di Lorenzo, Veseli, Maietta, Pasqual, Bennacer, Traorè, Rasmussen, Zajc, La Gumina e Caputo.

Jogaram ainda: Ivan Provedel, Mateo Brighi, Capezzi, Krunic e Samuel Mraz.

Treinador: Aurélio Andreazzoli.

Árbitro: Carlos Xistra (AF Castelo Branco).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Coates (62).

Assistência: 18.351 espetadores.

AYCO/MYH // PA

By Impala News / Lusa

Siga a Impala no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS

Sporting perde pela primeira vez troféu Cinco Violinos frente ao Empoli

O Sporting perdeu hoje pela primeira vez o Troféu Cinco Violinos, frente ao Empoli, no desempate por grandes penalidades (4-5), após uma igualdade 1-1 nos 90 minutos, naquele que foi o nono encontro particular de futebol da pré-temporada dos ‘leões’.