Sporting perde batalha dos títulos de campeão nacional

Federação Portuguesa de Futebol já tem em sua posse os dois pareceres sobre categorização dos títulos nacionais desde 1921/22 e o Sporting é o menos beneficiado dos três grandes.

Sporting perde batalha dos títulos de campeão nacional

Já estão concluídos os estudos pedidos pela Federação Portuguesa de Futebol relativos à atribuição dos títulos nacionais desde a temporada 1921/22. O Sporting era o clube que mais se queixava, mas a verdade é que é aquele que menos benefícios tem de acordo com os dois pareceres que vão ser debatidos em Assembleia Geral. Deste modo os “leões” perdem a batalha dos títulos.

Empresário de futebol e treinador mental: a parceria de sucesso para o atleta
Nos últimos anos o cenário do futebol está a modificar-se. Com a consolidação do papel do preparador mental para grandes atletas, o papel do empresário acabou por mudar (… continue a ler aqui)

A categorização das competições nacionais será o tema em destaque na Assembleia Geral Extraordinária da Federação Portuguesa de Futebol, agendada para o dia 29 de Junho. Será nesse dia que a FPF irá dar a conhecer aos associados os resultados dos dois pareceres da autoria de investigadores indicados por três universidades: Lisboa, Porto e Coimbra. No âmbito da constituição da Comissão Independente para Análise dos Títulos Nacionais (CIATN), em 2018. Os documentos dão a conhecer os pontos de vista dos especialistas responsáveis pelos trabalhos.

FPF vai apresentar pareceres em Assembleia Geral

Olhando para os documentos, o Parecer1 defende que os vencedores do Campeonato de Portugal entre as épocas 1921/22 e 1933/34 devem ser considerados campeões nacionais. Tal como os vencedores das Ligas entre 1934/35 e 1937/38, prova anterior ao Campeonato Nacional. Aqueles que conquistaram o Campeonato de Portugal entre 1934/35 e 1937/38 devem ser vistos como vencedores da Taça de Portugal. Este parecer foi elaborado por Amândio J. M. Barros, Manuel A. Janeira e Ricardo C. Pereira (da Universidade do Porto) e Sílvia A. C. Alves (U. Lisboa).

O Parecer2 defende que o Campeonato de Portugal é a competição que antecede a Taça de Portugal. E os Campeonatos das Ligas (I e II Liga) antecessores do Campeonato Nacional (I e II Divisão). O que faz com que sejam reconhecidos como campeões nacionais aqueles que conquistaram os Campeonatos das Ligas (entre 1934/35 e 1937/38), que é a contabilidade atualmente em vigor. E como vencedores da Taça os emblemas que ganharam o Campeonato de Portugal desde 1921/22 até aos dias de hoje. Este parecer é da autoria de Francisco Pinheiro (Universidade de Coimbra).

Foi a 17 de Dezembro de 2020 que o Sporting entregou à FPF aquilo que o clube dizia ser “um parecer histórico e independente” que tinha como objetivo ver reconhecidos os campeonatos nacionais de 1921 a 1940. Só que os pareceres solicitados pela FPF mostram que o Sporting é o clube menos beneficiado dos três grandes do futebol português.

Parecer1
Benfica 42
Porto 34
Sporting 21
Belenenses 4
Boavista 1
Marítimo 1
Olhanense 1
Carcavelinhos 1

Parecer2/atualidade
Benfica 37
Porto 30
Sporting 19
Boavista 1
Belenenses 1

Texto: Bruno Seruca; Fotos: Reprodução Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS