Sporting e Braga podem aproximar-se da qualificação na Liga Europa, FC Porto pressionado

Sporting e Sporting de Braga procuram dar na quinta-feira passo decisivo para a qualificação para 16 avos de final da Liga Europa, numa jornada em que FC Porto joga pressionado em Glasgow.

Sporting e Braga podem aproximar-se da qualificação na Liga Europa, FC Porto pressionado

Sporting e Braga podem aproximar-se da qualificação na Liga Europa, FC Porto pressionado

Sporting e Sporting de Braga procuram dar na quinta-feira passo decisivo para a qualificação para 16 avos de final da Liga Europa, numa jornada em que FC Porto joga pressionado em Glasgow.

Praticamente afastado da luta pelo apuramento, ao não ter conquistado qualquer ponto na primeira volta, o Vitória de Guimarães é a primeira equipa lusa a entrar em campo, ao receber na quarta-feira o Arsenal.

Já a 10 pontos do líder Benfica na I Liga, o Sporting, que vem de uma derrota com o Tondela (1-0), procura somar o terceiro triunfo consecutivo na Liga Europa, algo que não consegue nas competições europeias, na mesma época, desde 2011/12, quando chegou às meias-finais da segunda prova de clubes.

Depois de ter vencido por 1-0 em casa, o Sporting, que perdeu o único jogo que fez fora (2-3 em Eindhoven), desloca-se agora ao reduto do Rosenborg e um novo triunfo deixa os ‘leões’ muito perto da qualificação para a fase seguinte.

O Sporting visita a Noruega pela terceira vez, 20 anos depois de ter sido derrotado por 3-0 pelo Viking, naquela que é o único desaire com noruegueses, somando um triunfo em 1971/72 sobre o Lyn (3-0).

Com três jornadas disputadas no Grupo D, os ‘leões’ têm seis pontos, menos um do que o líder PSV Eindhoven e mais dois do que o LASK, enquanto o Rosenborg ainda não pontuou. Os holandeses jogam na Áustria e qualificam-se vencendo.

Única equipa portuguesa que ainda não perdeu na Europa, o Sporting de Braga, também a fazer um campeonato muito abaixo das expectativas, procura o terceiro triunfo em quatro encontros na ‘poule’ K, na receção ao Besiktas.

Os bracarenses venceram os dois encontros como visitantes – Wolverhampton e Besiktas – e empataram em casa com o Slovan Bratislava, somando sete pontos, mais um do que o ‘wolves’ e três do que os eslovacos, com os turcos ainda sem pontos.

Em seis jogos em casa com equipas turcas, os ‘arsenalistas’ têm quatro vitórias – três delas nos últimos encontros e a outra na Taça Intertoto, face ao Sivasspor -, e duas derrotas, uma perante o Besiktas (2-0), em 2012.

Pouco consistente a nível exibicional, o FC Porto desloca-se a Glasgow, para defrontar o Rangers e está praticamente proibido de perder para continuar na luta pelo apuramento no Grupo G.

Com apenas quatro pontos, os ‘dragões’ empataram em casa na última jornada com o conjunto escocês, que tem a mesma pontuação dos lusos, a dois do líder Young Boys, que visita o Feyenoord, último, com três.

Esta será a sétima visita dos ‘azuis e brancos’ à Escócia, onde apenas venceram duas vezes, saindo derrotados nos outros quatros encontros, dois deles em visitas ao Glasgow Rangers – 2-1 em 1983/84 e 3-2 em 2005/06.

Sem pontuar, apesar de algumas boas exibições na Europa, o Vitória de Guimarães recebe na quarta-feira o Arsenal, em busca dos primeiros pontos, duas semanas depois de ter perdido em Inglaterra, por 3-2, com dois golos nos últimos minutos.

O Arsenal, com nove pontos, e Eintracht Frankfurt, com seis, podem garantir o apuramento já nesta ronda, caso vençam nas deslocações a Guimarães e a casa do Standard Liège, respetivamente.

Em quatro jogos com equipas inglesas em casa, os vimaranenses nunca perderam, vencendo uma vez e empatando três.

Além e PSV Eindhoven, Arsenal e Eintracht, Sevilha (Grupo A), Basileia (C), Celtic (E), Espanyol (H) e Manchester United (L) também se podem apurar prematuramente para os 16 avos de final.

NFO // PFO

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS