Savannah Bananas, a equipa de basebol que uma estagiária transformou num fenómeno mundial

Os Yankees, que muitos dizem ser a melhor equipa de basebol do mundo, têm 1,1 milhão de seguidores no TikTok. Já os Savannah Bananas contam com 5,8 milhões.

Quando o tema é basebol, muitos são aqueles que não hesitam em apontar os norte-americanos New York Yankees como a melhor equipa do mundo. Ainda assim, quando estamos a falar de fenómenos no mundo virtual, o destaque tem de ser dado aos – desconhecidos para muitos – Savannah Bananas. Os Yankees contam com uns “modesto” 1,1 milhão de seguidores no TikTok. Já os Savannah Bananas contam com uns impressionantes 5,8 milhões de fãs na mesma rede social. E se lhe dissermos que o mérito de tudo isto é, em grande parte, de uma estagiária?

Leia depois
Ryan Reynolds leva jogadores do Wrexham a festejar em Las Vegas

Os Savannah Bananas têm vindo a conquistar muitos fãs no mundo virtual e a CNN já se referiu à equipa como “a equipa de basebol preferida do TikTok”. Algo que se deve aos vídeos peculiares que são partilhados na rede social. E convém salientar que não estamos perante uma equipa profissional da Major League Baseball. Os Bananas são, tal como os Harlem Globetrotters (no basquetebol), uma equipa de exibição. O que faz com que o sucesso virtual seja ainda mais assinalável.

Os Savannah Bananas têm mais de 5 milhões de seguidores no TikTok

Os jogadores dançam, jogam com kilts e até dão entrevistas em ambientes tudo menos normais no mundo do desporto. Fundados em 2016, os Savannah Bananas acabaram por contratar, em 2019, Savanah Alaniz para um estágio em marketing digital. Em conversa com o Marketing Brew, Savanah conta que sugeriu, na entrevista, criar uma conta de TikTok. Sendo que mencionou ainda, quase como obra do destino, o facto de ter um nome igual ao da equipa.

O objetivo é “tornar o basebol divertido”

Alaniz foi escolhida para estágio, a equipa direcionou os fãs do Instagram para o TikTok e, quando o estágio ia nos três meses, a equipa tinha já 200 mil seguidores. Sendo que o primeiro momento viral acontece quando a estagiária grava um vídeo com os jogadores em casa, em plena pandemia de covid-19. Segue-se um vídeo com um jogador a dançar, que rapidamente chegou às 100 mil visualizações. Tudo isto serviu para que se percebesse que o foco deveria estar mesmo no TikTok.

A estagiária passou a funcionária do clube, com o título de “prodígio da cultura pop”. Formou-se numa altura em que os Bananas contavam já com mais de 1 milhão de seguidores. Seguiu-se a promoção a assistente de marketing e, mais tarde, de coordenadora de marketing. O foco agora está em mais redes sociais, mas são cada vez mais populares os vídeos que vão sendo partilhados no TikTok. Muitos têm milhões de visualizações, destacando-se um com 14,4 milhões. O objetivo é “tornar o basebol divertido”, assegura Savanah Alaniz.

Junte-se a nós no Facebook

Texto: Bruno Seruca
Fotos: Reprodução Instagram

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS