Portugal foi campeão europeu de futebol há 2 anos

Foi há dois anos que a Seleção Nacional conquistou o Campeonato da Europa de futebol. O remate certeiro de Éder para o fundo das redes francesas causou uma explosão de alegria sem igual em todo o País.

No dia 10 de Julho de 2016, o relógio marcava 22h19 em Portugal Continental, a Seleção Nacional defrontava, no Stade de France, a equipa francesa no Campeonato da Europa de futebol. João Moutinho ganha a bola, passa a William Carvalho que dá a Quaresma para devolver a bola a Moutinho. Depois, o mesmo passa a Éder que, mesmo pressionado, avança uns metros e remata cruzado ainda fora da área adversária para o golo que ficará para sempre na história.

“Vou ficar aqui muito tempo ainda, só volto dia 11 para Portugal, dia 11 do mês que vem! Vou lá e vou ser recebido em festa”. Esta foi a promessa do Selecionador português, Fernando Santos,  ao País antes do jogo da 3ª jornada da fase de grupos do grupo F, frente à Hungria, que acabou empatado a 3 golos. Fernando Santos prometeu e cumpriu.

A caminhada para a glória

A Selecção Nacional, sorteada no grupo F com a Hungria, Islândia e Áustria, ficou em terceiro lugar e qualificou-se sendo uma das melhores equipas da prova nessa posição. Bastaram 3 pontos, obtidos em três empates:  Islândia (1-1), Áustria (0-0) e Hungria (3-3).

Iniciada a fase a eliminar, Portugal venceu a Croácia por 1-0 nos oitavos de final, após prolongamento com golo de Ricardo Quaresma. Depois, contra a Polónia, só as grandes penalidades é que ditaram a passagem de Portugal às meias-finais após empate a uma bola. Aí, a equipa das Quinas venceu confortavelmente o País de Gales, por 2-0, com um golo de Cristiano Ronaldo.

Chegados à final no Stade de France, todos sabemos o desfecho… Portugal venceu a França e sagrou-se campeão europeu!

A festa do título

A partir do apito final em Saint-Denis, fez-se a festa em Portugal e em todos cantos onde se fala português. No dia seguinte, já depois do meio-dia, os novos heróis nacionais aterravam no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Recebidos em euforia, o autocarro dos campeões foi sempre ‘perseguido’ pela população eufórica e seguiu para o Palácio de Belém, onde aguardava o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Feitas as formalidades, a festa rija continuou por toda a capital, com destino à Alameda D. Afonso Henriques, um local onde muitos portugueses assistiram aos jogos do Euro 2016 em ecrãs gigantes. Com o País parado para tentar estar de perto do troféu e dos novos heróis, a festa passou pela Avenida da Índia, Av. 24 de Julho, Av. Infante Santo, Largo do Rato, Praça Marquês de Pombal, Av. Liberdade, Rossio, Praça da Figueira e Av. Almirante Reis.

 

Percorra a galeria e recorde este momento épico, que ficará para sempre na história de Portugal!

Fotos: Impala e Reuters


RELACIONADOS

Portugal foi campeão europeu de futebol há 2 anos

Foi há dois anos que a Seleção Nacional conquistou o Campeonato da Europa de futebol. O remate certeiro de Éder para o fundo das redes francesas causou uma explosão de alegria sem igual em todo o País.