Lisboa recebe os melhores velejadores do Mundo [vídeo]

A Regata de Portugal chega a Portugal, às águas do rio Tejo. Entre 3 e 7 de Outubro pode assistir gratuitamente à competição dos «Ferraris do mar».

A Regata de Portugal é uma das etapas de qualificação para a grande final da World Match Racing Tour. Uma das mais importantes competições internacionais de vela que vai encantar os visitantes com os “Ferraris do mar”, os catamarãs mais velozes e ágeis do mundo, construídos com tecnologia de ponta que lhes permite atingir grandes velocidades.

LEIA MAIS: Canoagem/Mundial maratona: Ana Rodrigues (C1) oitava em início luso discreto

Um evento inédito em Lisboa que segundo o Diretor Francisco Mello e Castro veio para ficar e apelar ao nacionalismo: «Foi um grande sonho. Há muitos anos que estávamos atrás disto, de construir este projeto que, ao mesmo tempo quer ser patriota e trazer os melhores do mundo (…) A regata de Portugal é, acima de tudo e para começar, um apelo à portugalidade e ao mar português (…) Está aqui a primeira vez, é a primeira pedra e estamos aqui para fazer muitas mais edições e melhorar a cada ano!»

São 12 equipas participantes de velejadores profissionais do top do Ranking Mundial, com medalhas olímpicas como Torvar Mirsky, vencedor do último World Match Racing Tour, que irá defrontar outro dos nomes mais conhecidos deste desporto e seis vezes Campeão Mundial, Ian Williams

Entre os atletas que vão lutar por um lugar na maior competição mundial estão duas equipas portuguesas: TEAM PORTUGAL constituída por Hugo Rocha (Skipper). Mariana Lobato, António Fontes, Jorge Lima e Helder Basílio; e ADAMASTOR RACING formada por Frederico Melo, Gil Conde, João Matos Rosa e com o skipper Bernardo Freitas que recentemente participou no Volvo Ocean Race.

Orgulhosos por representar Portugal em águas nacionais e além fronteiras os atletas nacionais estão confiantes no resultado final apesar das dificuldades.

«Temos andado a treinar. O Match Racing é uma disciplina da vela com pouca experiência em Portugal especialmente nestes barcos, que não há cá (em Portugal) para treinar. Por isso, estes três dias foram cruciais.» confessou o representante Bernardo Freitas.

O Terminal de Cruzeiros de Lisboa estará bem animado ainda com DJ sets, sessões de live cooking, arte urbana, aulas de yoga, atividades para os mais novos, com um mercado de produtos portugueses e dois espaços gastronómicos dedicados ao peixe e produtos do mar.

A entrada é livre e as portas abrem as 10h e só encerram às 24h.


RELACIONADOS

Lisboa recebe os melhores velejadores do Mundo [vídeo]

A Regata de Portugal chega a Portugal, às águas do rio Tejo. Entre 3 e 7 de Outubro pode assistir gratuitamente à competição dos «Ferraris do mar».