Jorge Jesus | Quem é o homem eleito melhor treinador do Brasileirão [vídeo exclusivo]

Jorge Jesus, campeão da liga brasileira pelo Flamengo, venceu a Bola de Prata da ESPN Brasil para melhor treinador. Biógrafo Rui Pedro Braz explica como foi possível ao português alcançar o feito.

Jorge Jesus | Quem é o homem eleito melhor treinador do Brasileirão [vídeo exclusivo]

Jorge Jesus, campeão da liga brasileira pelo Flamengo, venceu a Bola de Prata da ESPN Brasil para melhor treinador. Biógrafo Rui Pedro Braz explica como foi possível ao português alcançar o feito.

«O troféu faz parte da estrutura do Flamengo, que tem um grupo de jogadores sensacionais e apaixonados pelo que fazem. Quero dar parabéns aos nossos advesrários. O Flamengo é o vencedor. Mas tivemos rivais que nos obrigaram a ter um empenho muito grande», realça Jorge Jesus ao receber o prémio das mãos do histórico Joel Santana.

LEIA DEPOIS
EXCLUSIVO: Pré-publicação da biografia «Mister Jesus», de Rui Pedro Braz

Percurso inigualável de um português no Brasil

Jesus chegou ao Flamengo em meados de julho. Estreou-se na 10.ª jornada do Brasileirão com oito pontos de desvantagem para o Palmeiras. Depressa o Mengão iniciou uma caminhada imparável até ao título brasileiro, terminando o campeonato com 16 pontos de vantagem sobre o Santos e o Palmeiras, e tornando-se apenas o segundo estrangeiro a ser campeão no Brasil. Antes do português, só o argentino Carlos Volante tinha conseguido igual feito, em 1959. Além disso, o Flamengo ainda conquistou a Taça dos Libertadores, a segunda da sua história, depois de idêntico sucesso em 1981.

Rui Pedro Braz explica percurso vitorioso de Jorge Jesus

Jorge Jesus rumou ao Brasil em junho de 2018, depois de uma curta experiência na Arábia Saudita aos comandos do Al Hilal. «São conhecidas as histórias do mister que via jogos de futebol brasileiros durante a madrugada quando na manhã do dia seguinte tinha treino às 09h00», conta. «Jorge Jesus é um profundo conhecedor do futebol brasileiro e das ideias do jogador brasileiro. Isso é o que faz com quem Jorge Jesus tenha chegado ao Brasil tão apto para abraçar o projeto», começou por dizer. «Depois de um ou dois dias no Ninho do Urubu – centro de treinos do Flamengo – a mensagem dele estava a passar com uma facilidade tremenda porque ele conhece muito bem o jogador brasileiro», sustenta o comentador desportivo.

Quem é o biógrafo de Jorge Jesus

O autor do livro Mister Jesus, que neste dia 10 é lançado no Brasil e, dia 13, em Portugal, é licenciado  em Comunicação Social e Mestre em Comunicação e Liderança. Rui Pedro Braz tem MBA em Gestão de Desporto e é, desde 2009, analista e comentador desportivo em Portugal há mais de dez anos. Protagoniza vários formatos televisivos líderes de audiência da TVI e na TVI24 e, ao longo de mais de três mil programas de TV, teve sempre o trabalho de Mister Jesus como tema muito presente.

Braz acompanhou sempre de perto a carreira de JJ – dando-se a coincidência de o biografado ter subido ao grande palco do Futebol, o Sport Lisboa e Benfica, transferido do Sporting Clube de Braga, também em 2009. Esse acompanhamento resultou num «respeito mútuo» que leva, agora, à publicação da obra. Conhecedor profundo da carreira do Mister, Rui Pedro Braz  apresenta em Mister Jesus – 30 Anos de uma Carreira Ímpar um trabalho de detalhe, que permite entender as razões do sucesso do treinador português em terras de Vera Cruz. Um documento que, a partir da análise de factos, mostra que nada neste Flamengo versão 2019 aconteceu por acaso.

Entrevista exclusiva a Rui Pedro Braz [1.ª parte]

Texto: Luís Martins e Joana Ferreira [WiN]
com Lurdes de Matos [revista Nova Gente];
Fotos: Helena Morais;
Vídeo: Fábio Lopes e Joana Caçador;
Edição de imagem Fábio Lopes

LEIA MAIS
Rui Pedro Braz responde a jornalista e chama-lhe «idiota» em direto
Mister Jesus revela em biografia o perfil do jogador ideal

Impala Instagram


RELACIONADOS