Ivo Vieira quer momento “de viragem” do Gil Vicente na receção ao Braga

O treinador Ivo Vieira disse hoje esperar que a receção ao Sporting de Braga, no domingo, da 11.ª jornada da I Liga de futebol, seja um momento “de viragem” do Gil Vicente, que vive um momento negativo.

Ivo Vieira quer momento

Ivo Vieira quer momento “de viragem” do Gil Vicente na receção ao Braga

O treinador Ivo Vieira disse hoje esperar que a receção ao Sporting de Braga, no domingo, da 11.ª jornada da I Liga de futebol, seja um momento “de viragem” do Gil Vicente, que vive um momento negativo.

A equipa de Barcelos vem de três derrotas seguidas e só tem uma vitória nas últimas cinco rondas (mais um empate) e Ivo Vieira espera que este jogo com o Sporting de Braga possa marcar uma “viragem” no percurso dos gilistas.

“É um jogo motivante, é um dérbi, e temos que aproveitar para termos um resultado diferente acima de tudo. Estamos conscientes do que tem sido o nosso percurso, temos tido dificuldades pelo caminho, mas este poderá ser um jogo de viragem, em que a equipa poderá dar um ‘click’ em relação aos resultados e à qualidade de jogo. Temos que fazer muito mais, sermos mais competitivos e competentes diante de um Braga que é uma equipa forte e recheado de bons valores”, disse.

O Gil Vicente está na cauda da tabela e conta apenas com duas vitórias no campeonato e o treinador assume que tinha a expectativa de “estar melhor classificado na tabela” neste momento.

“Estamos um pouco aquém das expectativas, temos que assumir a nossa realidade na tabela, esperávamos ter mais cinco ou seis pontos, no mínimo, mas falta muito campeonato. Resta-nos lutar, confiar no futuro e, já neste jogo de domingo, lutar pela vitória”, disse.

Questionado sobre se a participação na fase preliminar da Liga Conferência Europa pode ter tido uma influência no arranque menos positivo no campeonato, o treinador diz não acreditar nessa ligação causal.

“Seria mais confortável dizer isso, mas não é a minha forma de estar. Se eu fosse atleta, esses momentos serviriam de motivação e aumento da minha performance e capacidade”, disse.

Ivo Vieira lembrou estarem em causa apenas quatro jogos: “os jogadores e os treinadores têm que ter esse arcaboiço para suportar esses momentos e usá-los como alavancagem da equipa. Esse momento tinha que ser vivido. Agora, as equipas que jogam constantemente ao fim de semana e a meio da semana, aí aceito que os meus colegas tenham alguma reserva, mas eles têm plantéis em termos de quantidade e qualidade para manterem as dinâmicas e, à exceção do Braga, ainda esta semana deram respostas fabulosas”, disse.

O Sporting de Braga soma quatro derrotas nos últimos sete jogos (mais duas vitórias e um empate, em três competições, uma delas na quinta-feira, na Alemanha, diante do Union Berlin (1-0), que complicou as contas para seguir em frente na Liga Europa).

O treinador gilista considera que uma derrota “afeta sempre a motivação e a autoestima dos atletas”.

“Obviamente que perder nunca é igual que ganhar, temos que aproveitar esse momento, mas o Braga continua a ser uma equipa forte, bem organizada e que luta por outros objetivos. Esperamos que, a jogar diante do nosso público, este possa ser um momento de viragem, com todo o respeito pelo Braga. Precisamos de pontos e mudar no imediato os resultados”, disse.

Fran Navarro tem seis dos nove golos do Gil Vicente na I Liga, ou seja dois terços dos golos (66,6 %), e o treinador destacou a qualidade do ponta de lança espanhol.

“Não me surpreendeu, ele é um excelente jogador e um magnífico profissional, trabalha todos os dias arduamente e é um verdadeiro ponta de lança com ‘cheiro’ a golo. Ele já tem mais golos que na época passada [na mesma fase da temporada]], mas não começou da melhor forma. É de lembrar que ele tem menos 50 por cento da equipa que o servia e precisamos de algum tempo. É verdade que já tive algum tempo, mas é preciso sustentar os processos para a equipa ter um desempenho melhor”, disse.

O lateral-esquerdo Adrián Marin, expulso na derrota com o Desportivo de Chaves, por 3-1, na última jornada, é ausência certa, tal como o guarda-redes Andrew, a recuperar de uma apendicite.

Gil Vicente, 15.º classificado, com nove pontos, e Sporting de Braga, terceiro, com 22, defrontam-se a partir das 20:30 de domingo, no Estádio Cidade de Barcelos, jogo que será arbitrado por João Pinheiro, da associação de Braga.

GYS // VR

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS