Já se conhece o grupo de qualificação de Portugal para o EURO 2020

Já se conhece o grupo de qualificação de Portugal para o EURO 2020

Foi anunciado, na manhã deste domingo, dia 2 de dezembro, o sorteio da fase de qualificação para o EURO de 2020. Portugal integra o Grupo B.

A cidade de Dublin recebeu este domingo, dia 2 de dezembro, o sorteio da fase de qualificação para o EURO 2020. Por ter vencido o seu grupo na Liga das Nações, Portugal ficou integrado num dos quatro grupos com cinco equipas, num apuramento em que os dois primeiros de cada ‘poule’ garantem a presença na fase final.

LEIA MAIS: Deputados faltam mais de 4 mil vezes em 3 anos. Faltas aumentam com o bom tempo

A cerimónia apresentada por Pedro Pinto e Rachel Wyse e orientada por Giorgio Marchetti, secretário geral da UEFA, contou com três antigos internacionais portugueses: Vítor Baía e Nuno Gomes realizaram o momento do sorteio, enquanto Ricardo Carvalho transportou o troféu Henri Delaunay ao palco. «Foi muito importante e agora os portugueses acreditam que a nossa Seleção pode chegar a mais finais», referiu o antigo central no momento.

João Vieira Pinto, agora vice da Federação, e o antigo Bola de Ouro Luís Figo também estão na Republica Irlanda, tal como Fernando Gomes, presidente da Federação, e o selecionador Fernando Santos.

A equipa comandada por Fernando Santos ficou no grupo B.

Os emparelhamentos conhecidos até ao momento são os seguintes:

* Grupo A (5 equipas): Inglaterra, Rep. Checa, Bulgária, Montenegro e Kosovo
* Grupo B (5 equipas): Portugal, Ucrânia, Sérvia, Lituânia e Luxemburgo
* Grupo C (5 equipas): Holanda, Alemanha, Irlanda do Norte, Estónia
* Grupo D (5 equipas): Suíça, Dinamarca, Rep. Irlanda, Geórgia
* Grupo E (5 equipas): Croácia, País de Gales, Eslováquia, Hungria
* Grupo F (6 equipas): Espanha, Suécia, Noruega, Roménia
* Grupo G (6 equipas): Polónia, Áustria, Israel, Eslovénia
* Grupo H (6 equipas): França, Islândia, Turquia, Albânia
* Grupo I (6 equipas): Bélgica, Rússia, Escócia, Chipre
* Grupo J (6 equipas): Itália, Bósnia, Finlândia, Grécia

Portugal faz parte de um grupo reduzido, uma vez que em junho decorre, no nosso País, a Final Four da Liga das Nações. Os jogos irão decorrer em Guimarães e no Porto. Inglaterra, Holanda e Suíça são as outras três equipas qualificadas para esta nova competição da UEFA.

A qualificação do Euro2020 realiza-se entre 21 de março e 19 de novembro de 2019, com as últimas quatro vagas a serem decididas num ‘play-off’, entre 26 e 31 de março de 2020, entre os vencedores dos agrupamentos da Liga das Nações, nos quais se inclui Portugal, se não conseguirem o apuramento direto. No caso de conseguirem, as vagas nos ‘play-offs’ serão ocupadas por ordem da classificação na Liga das Nações.

Pela primeira vez, em 60 anos, o Europeu de 2020 não terá uma organização de um ou dois países, tendo sido atribuído a um conjunto de 12 cidades entre as muitas que se candidataram.

O estádio de Wembley, em Londres, vai receber as meias-finais e a final da prova (além de um jogo dos oitavos e mais três da fase de grupos), ao passo que existem quatro recintos que ficarão com três jogos da fase de grupos e um dos quartos de final: Olímpico de Baku, no Azerbaijão; Allianz Arena de Munique, na Alemanha; Olímpico de Roma, em Itália; e São Petersburgo, na Rússia. Amesterdão, Bilbau, Bucareste, Budapeste, Copenhaga, Dublin e Glasgow vão acolher três jogos da fase de grupos e um dos oitavos.

LEIA MAIS: Previsão do tempo para segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais

Siga a Impala no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS

Já se conhece o grupo de qualificação de Portugal para o EURO 2020

Foi anunciado, na manhã deste domingo, dia 2 de dezembro, o sorteio da fase de qualificação para o EURO de 2020. Portugal integra o Grupo B.