Fernando Santos promove regresso de Ronaldo à Seleção Nacional e estreia de João Félix

Fernando Santos divulga escolhas para os próximos compromissos dos AA.

Fernando Santos promove regresso de Ronaldo à Seleção Nacional e estreia de João Félix

Fernando Santos promove regresso de Ronaldo à Seleção Nacional e estreia de João Félix

Fernando Santos divulga escolhas para os próximos compromissos dos AA.

Fernando Santos, Selecionador Nacional, anunciou esta sexta-feira, às 12h30, na Cidade do Futebol, os 25 eleitos para os jogos de qualificação para o Euro 2020 frente a Ucrânia, a 22 de março, e Sérvia, três dias depois, dia 25 de março. Ambos os compromissos serão disputados no Estádio da Luz e os 25 convocados concentram-se na próxima segunda-feira, 18 de março.

Céu limpo e 18ºC na Cidade do Futebol no momento da convocatória [previsão completa do tempo aqui]

Regresso de Ronaldo e estreia de João Félix

Guarda-redes

Rui Patrício, Beto e José Sá.

Defesas

João Cancelo, Nélson Semedo, Pepe, Rúben Dias, José Fonte, Raphael Guerreiro e Mário Rui.

Médios

William, Danilo, Rúben Neves, João Moutinho, Pizzi, João Mário e Bruno Fernandes.

Avançados

Bernardo Silva, Gonçalo Guedes, Diogo Jota, Cristiano Ronaldo, Rafa, André Silva, João Félix e Dyego Sousa.

O que disse Fernando Santos

A  Ucrânia, a Sérvia e o apuramento

«São equipas poderosas. A Ucrânia vai ser um adversário forte. Respeitamo-los a todos. É uma excelente equipa. A equipa da Sérvia é sempre uma equipa de grandes nomes. Mas não podemos olhar para o passado. Temos de ter muita atenção a estas duas equipas. Temos de estar a 100%. É um apuramento atípico. Ao estarmos na final four, não jogamos a segunda jornada e os três primeiros jogos são contra dois dos melhores adversários, que são a Ucrânia e a Sérvia. É o calendário e temos de aceitá-lo.»

João Félix

«É mais um para somar aos que cá estão. Preparámos a escolha dos jogadores durante uma semana. A maior parte dos casos estava resolvida mais cedo, mas numa fase final as dúvidas aparecem. É um jogador igual aos outros.»

Dyego Sousa

«Todos os que reúnem condições para representar a seleção portuguesa podem ser convocados. Preenche todos os requisitos naturais para isso. A qualidade não é o único fator decisivo. Se não, tinha uns 40 ou 50 jogadores. Depois não tinha onde os deitar todos, mas enfim… Temos de nos preparar com todas as armas porque queremos revalidar o título.»

Cristiano Ronaldo

«Está tudo esclarecido. Não há mais nada a falar. Portugal não é só um candidato. Temos mais responsabilidade do que isso. Vamos entrar no Campeonato da Europa na qualidade de campeões.»

Eder

«Não há pré-convocatória para portugueses, só para estrangeiros. Todos os jogadores que estão fora do País estão nessa pré-convocatória, como o Eder, como o Rafael Leão… Há uma lista de 40 jogadores. Basta estar atento às convocatórias e perceber que os que não estiveram ontem podem estar hoje e vice-versa.»

Portugal no Grupo B

A Seleção Nacional disputa o apuramento para o Campeonato Europeu de 2020 no Grupo B. Além de Ucrânia e Sérvia, os outros oponentes de Portugal são a Lituânia e o Luxemburgo. Pela primeira vez num Campeonato Europeu de seleções nacionais, a fase final decorre em 12 cidades de 12 países. Londres recebe os jogos das meias-finais e da final.

Confrontos diretos de Portugal contra Ucrânia e Sérvia

A Seleção Nacional defrontou em duas ocasiões a congénere ucraniana e nunca empatou. Ganhou um jogo e perdeu outro. Frente à Ucrânia, os portugueses têm 2 golos marcados e 1 sofrido. Os confrontos diretos entre a Seleção das Quinas e da Sérvia é-nos favorável. Em quatro embates, nunca perdemos. Portugal tem 2 empates e 2 vitórias. Marcámos 6 golos e sofremos 4.

Impala Instagram


RELACIONADOS