Ameaça terrorista em Espanha leva a formação de stewards nos estádios de futebol

Seguranças particulares espanhóis começaram esta terça-feira a receber formação.

Ameaça terrorista em Espanha leva a formação de stewards nos estádios de futebol

Cerca de mil seguranças particulares espanhóis começaram esta terça-feira a receber formação. O intuito é melhorarem o seu trabalho nos estádios de futebol e saber agir em possíveis ataques terroristas, nas vésperas de Madrid receber a final da Liga dos Campeões. De acordo com a Polícia Nacional de Espanha, responsável pela formação, o objetivo é aperfeiçoar a cooperação entre forças policiais e seguranças privados, mais conhecidos como stewards dentro dos estádios de futebol, e dar instruções claras sobre o que se deve ou não se deve fazer em determinadas situações.

Espanha prepara-se para possível ataque terrorista nos estádios

Em causa está, por exemplo, a intervenção junto das claques mais radicais, bem como um possível atentado terrorista. De acordo com a mesma fonte, em Espanha há 200 mil seguranças a trabalhar nos estádios, mas só metade é que está realmente qualificada. A final da Liga dos Campeões está agendada para 01 de junho, no Estádio Wanda Metropolitano, em Madrid.

Quantos stewards devem existir num jogo ou espetáculo desportivo?

Uma portaria  de 2013 passou a obrigar a «utilização de assistentes de recinto desportivo obrigatória nos espetáculos desportivos integrados nas competições desportivas de natureza profissional e nos considerados de risco elevado, com natureza internacional ou nacional». Em espetáculos qualificados de risco elevado, deverá haver um assistente para cada 300 espetadores, quando forem da categoria sénior. Nas outras categorias, a relação será de um para 400. Nos espetáculos não qualificados de risco elevado, a relação stewards/espetadores é de um para 400. O número mínimo nunca poderá ser inferior a dois.

O que é e que missão tem o steward?

Os assistentes de recinto terão como missão «receber, dirigir e cuidar dos espetadores». Para além disso, deverão «colaborar com as forças de segurança e serviços de emergência», «cumprir e fazer cumprir os regulamentos de segurança» e «manter uma atitude de completa neutralidade quanto ao desenrolar do espetáculo desportivo e ao seu resultado».

LEIA MAIS

Previsão do tempo para o feriado 25 de abril

Motociclista português Miguel Oliveira vai casar com a irmã

Impala Instagram


RELACIONADOS