Ex-campeã mundial e europeia dos 800 metros suspensa preventivamente por doping

A atleta bielorrussa Marina Arzamasova, ex-campeã mundial e europeia dos 800 metros, foi suspensa preventivamente por doping, depois de um teste positivo a uma nova substância utilizada por culturistas, foi hoje anunciado.

Ex-campeã mundial e europeia dos 800 metros suspensa preventivamente por doping

A atleta bielorrussa Marina Arzamasova, ex-campeã mundial e europeia dos 800 metros, foi suspensa preventivamente por doping, depois de um teste positivo a uma nova substância utilizada por culturistas, foi esta terça-feira, 27 de agosto, anunciado.

LEIA DEPOIS
Previsão do tempo para quarta-feira, 28 de agosto

Atleta usa droga para tratar condições de desgaste muscular

Marina Arzamasova, de 31 anos, conquistou o ouro nos 800 metros no Mundial de 2015, em Pequim, e sagrou-se campeã europeia em 2014, em Zurique. A atleta bielorrussa ficou ainda em sétimo lugar nos Jogos Olímpicos Rio2016. A Unidade de Integridade do Atletismo (UIA), que notificou a atleta a um mês do início dos Mundiais, em Doha, no Qatar, refere que a substância detetada envolve o LGD-4033, mais conhecida por Ligandrol.

A droga, ainda em fase de desenvolvimento em ensaios clínicos para tratar condições de desgaste muscular, é supostamente usada em suplementos por culturistas, para aumentar a massa muscular com menos efeitos colaterais do que os esteróides.

Espinafres podem entrar na lista de doping. Afinal, o Popeye tinha razão

Um grupo de investigadores da Universidade Livre de Berlim descobriu uma substância química – ecdisterona – presente nos espinafres e que aumenta o rendimento quando consumida em grandes quantidades. No estudo foram analisados 46 atletas e verificou-se que a substância afetou o desempenho físico para melhor. Os atletas que receberam o suplemento viram a sua força física aumentar três vezes mais que a dos colegas que tomaram o placebo. O grupo que recebeu ecdisterona passou a levantar 9,5 kg mais peso do que no início dos testes, enquanto os atletas que tomaram placebo só progrediram 3,3 kg no mesmo exercício.

O artigo científico recomenda que a substância seja equiparada a doping, uma vez que o componente proporcionaria um efeito similar ao de esteróides anabolizantes.

LEIA MAIS
Atleta olímpico tira a vida ao filho em acidente
Mãe termina maratona enquanto empurra carrinho com os 3 filhos

 

Impala Instagram


RELACIONADOS