Deco aconselha jogadores do FC Porto a terem «mais cuidado»

Antigo internacional português Deco e o castigo a jogadores do FC Porto depois de terem marcado presença numa festa até altas horas da madrugada.

À margem do lançamento do novo livro do jornalista Luís Freitas Lobo O Futebol Com Que Sonhei, coapresentado por Carlos Daniel e Vítor Pereira, o antigo internacional português Deco falou de alguns assuntos quentes da atualidade desportiva. Questionado pelos jornalistas, pronunciou-se sobre a recente polémica que envolveu quatro atletas sul-americanos do FC Porto, filmados numa festa a altas horas da madrugada, e aconselhou «cuidado».

LEIA DEPOIS
Previsão do tempo para quarta-feira, 20 de novembro

«É sempre complicado. Os jogadores têm de ter um pouco mais de cuidado. Conhecendo o clube, depois de uma derrota e com um jogo no fim de semana, é sempre difícil e acaba por haver problemas. Mesmo não havendo maldade no que os jogadores fizeram… É natural que o clube tome as suas medidas.» O ex-atleta e antigo jogador de futebol dos azuis e brancos disse ainda perceber o castigo aplicado a Uribe, Marchesín, Saravia e Díaz. «Não sei se é fácil de ultrapassar no balneário. Não estou diariamente no clube. Não posso dizer o que acontece. São coisas internas. Há um regulamento e quando os jogadores o infringem o clube tem de tomar atitudes. É óbvio que são jogadores importantes para o FC Porto e tem de se voltar à normalidade.»

LEIA TAMBÉM
Criança que morreu após anos de jejum imposto por mãe e padrasto descreve maus-tratos em diário

Deco e o sucesso de Jorge Jesus no Brasil

Deco, com dupla nacionalidade (brasileira e portuguesa), elogiou ainda o trabalho de Jorge Jesus, treinador da equipa brasileira do Flamengo. «Não me espanta. Conheço a capacidade de Jesus e o trabalho que fez em Portugal. Sei do que é capaz como treinador. O Flamengo foi um clube que se estruturou muito nos últimos anos. Era uma equipa que não ganhava, mas o Jesus conseguiu pôr a equipa num nível muito alto. No Brasil, nos últimos anos, nenhuma equipa conseguiu jogar um futebol deste nível», sublinhou.

Jorge Jesus, o ‘abre-portas’ para os treinadores portugueses no Brasil

Deco referiu ter esperança de que o sucesso de Jesus no país-irmão faça abrir portas a outros treinadores portugueses no mercado brasileiro. «Sempre disse aos brasileiros, lá, no Brasil, que os treinadores portugueses teriam sucesso em todo o lado. Só que o futebol é isto: para se quebrar barreiras tem de se ter casos de sucesso. Fico feliz por ver um treinador português a triunfar no Brasil. É sinal de que outros podem vir no futuro.»

Seleção de Portugal candidata a «renovar o título» de campeão europeia

A conversa com a antiga estrela da Seleção Portuguesa ficou ainda marcada pela esperança de que a equipa das quinas tenha uma boa prestação no Euro2020. «Uma equipa campeã, como é Portugal, é sempre candidata a renovar o título», concluiu. Depois de ter abandonado as chuteiras, em 2014, Deco é agora empresário de jogadores, o que o obriga a viagens constantes, embora viva na cidade do Porto com a mulher, Ana Paula Shiavetti, e as duas filhas em comum, Olívia e Sophia. Deco tem mais quatro filhos de relações anteriores. João e David, do casamento com Scylla, e Yasmin e Pedro, da união com Jaciara.

Texto: Cynthia Valente | WiN Porto; Fotos: João Manuel Ribeiro

LEIA MAIS
Benfica, ainda desfalcado, testou novo relvado da Luz
TAP vai contratar mais 800 pessoas apesar de prejuízo acumulado de 111 milhões

Impala Instagram


RELACIONADOS