Benfica derrota Sporting no primeiro dérbi do basquetebol em 24 anos

O Benfica saiu vencedor do primeiro dérbi com o Sporting no basquetebol em 24 anos, ao impor-se por 85-79 no jogo grande da quinta jornada do campeonato nacional, disputado no Pavilhão da Luz.

Benfica derrota Sporting no primeiro dérbi do basquetebol em 24 anos

Benfica derrota Sporting no primeiro dérbi do basquetebol em 24 anos

O Benfica saiu vencedor do primeiro dérbi com o Sporting no basquetebol em 24 anos, ao impor-se por 85-79 no jogo grande da quinta jornada do campeonato nacional, disputado no Pavilhão da Luz.

Curiosamente, foi o Sporting quem entrou melhor no encontro. Enquanto os anfitriões se mostraram passivos na defesa e desconcentrados no ataque, a equipa de Luís Magalhães apresentou-se serena – indiferente aos nervos do primeiro dérbi no regresso à modalidade -, castigando os erros dos ‘encarnados’, com destaque para James Ellisor e Travante Williams, que, com um triplo em cima do apito, deixou os leões a vencer no primeiro período (21-14).

A reação do Benfica escreveu-se pelas mãos de Fábio Lima. O internacional português foi o último a saltar do banco ‘encarnado’ no final do primeiro tempo e apagou a desvantagem no segundo tempo, assinando 13 dos 26 pontos da equipa nesta fase, brilhando com quatro triplos seguidos.

Por sua vez, o Sporting não conseguia travar o jogo exterior do rival e só uma aceleração na reta final impediu a criação de uma diferença no marcador ao intervalo (40-38).

O ritmo ditado pelo Benfica intensificar-se-ia no período seguinte, em função de uma aparente ‘quebra’ leonina. Aos ‘leões’ pareciam escassear soluções no banco de suplentes para equilibrar a rotação do outro lado, em que Lima e também Damian Hollis se evidenciavam. Com efeito, os ‘encarnados’ estavam agora mais agressivos a defender, roubando espaço no jogo interior dos ‘leões’, que converteram apenas 16 pontos neste tempo, face aos 24 do rival.

À entrada para o derradeiro parcial, com 10 pontos de vantagem (64-54), a equipa de Carlos Lisboa tentou gerir mais o desafio, apoiando-se na experiência de Betinho e numa maior inspiração de Murry. Contudo, o Sporting não se desuniu e soube reerguer-se e reentrar na discussão do resultado até ao último minuto, quando um triplo de Murry acabou por sentenciar a história de um encontro intenso, mas não muito bem disputado.

Com este triunfo, os ‘encarnados’ igualam o Sporting e a Oliveirense na classificação, com nove pontos (quatro triunfos e uma derrota), enquanto o FC Porto, com menos um ponto do que este trio, pode isolar-se no topo da classificação em caso de um triunfo ainda este sábado sobre o Lusitânia.

Jogo no Pavilhão Fidelidade, na Luz.

Benfica – Sporting, 85-79.

Ao intervalo: 40-38.

Sob a arbitragem de Sérgio Silva e Paulo Pereira, as equipas alinharam e marcaram:

– Benfica: Micah Downs (11), João ‘Betinho’ Gomes (8), Eric Coleman (10), Arnette Hallman (6) e Toure Murry (13). Jogaram ainda Damian Hollis (16), Gary McGhee, Tomás Barroso (5), Rafael Lisboa e Fábio Lima (16).

Treinador: Carlos Lisboa.

– Sporting: Travante Williams (13), Abdel Abu (19), Cláudio Fonseca (3), Tymetrius Toney (9) e James Ellisor (23). Jogaram ainda Pedro Catarino, Cândido Sá (2), Diogo Ventura (5), João Fernandes (3), Brandon Nazione (2), Diogo Araújo.

Treinador: Luís Magalhães.

Marcha do marcador: 11-11 (05 minutos), 14-21 (primeiro período), 27-24 (15), 40-38 (intervalo), 52-46 (25), 64-54 (terceiro período), 73-65 (35) e 85-79 (resultado final).

JYGO // NFO

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS