Caso Sporting: Agressões e mortes de jogadores de futebol em vários países do mundo

Agressões e mortes de jogadores de futebol em vários países do mundo. Os casos em que adeptos atacam jogadores são significativos.

As agressões e mortes de jogadores de futebol já aconteceram em vários países do mundo. Os casos em que adeptos atacam jogadores são significativos.

O caso recente das agressões de adeptos a jogadores e equipa técnica do plantel principal do Sporting não são únicos. Há, até, casos bem piores, da Europa à América do Sul.

Balneário do Sporting, após grupo de adeptos ter agredido equipa técnica e jogadores do plantel principal

Da simples agressão ao assassinato, o ocorrido na academia dos ‘leões’ ainda fica distante de alguns casos ocorridos um pouco por todo o mundo. Recorde alguns dos mais mediáticos.

Assassinado por causa de autogolo

No Mundial dos Estados Unidos de 1994, num jogo entre os Estados Unidos e a Colômbia, Andrés Escobar desviando a trajetória da bola, acabou por marcar um golo na própria baliza.

A Colômbia perdeu o jogo, o que daria poucas hipóteses de passar aos oitavos de final. De volta ao país, após eliminação da seleção da Colômbia e ainda no decorrer do mundial, Escobar pediu umas férias.

O jogador foi ver um jogo com os amigos e a namorada numa discoteca, onde foi interpelado pelos adeptos Pedro David e Juan Santiago Gallón Henao.

Já no interior do carro, no parque de estacionamento do estabelecimento noturno, Escobar pediu calma e chegou mesmo a desculpar-se pela “falha” em campo.

Contudo, nada demoveu os irmãos criminosos, que descarregaram um revólver na cabeça do jogador. Nos dias posteriores à morte do jogador, os seus companheiros de equipa foram fortemente escoltados pela polícia.

Morto em campo durante jogo de futebol

Fagner Vieira Almeida, de 22 anos, foi morto com vários tiros, no decorrer de um jogo de futebol, em Ananindeua, no Brasil, a 17 de setembro de 2017.

Dois adeptos passaram de mota pelo campo onde decorria o encontro e dispararam vários tiros fatais. Segundo a comunicação social brasileira, tudo aconteceu após o falhanço na marcação de uma grande penalidade, que daria a vitória à equipa representada por Fagner Vieira Almeida.

Contudo, o caso ainda está a ser investigado e existe uma outra tese que defende ter-se tratado de um ajuste de contas relacionado com trafico de droga.

Assassinato de jogador da seleção do Panamá

Amílcar Henríquez, faleceu aos 33 anos, no decorrer de um assalto, na cidade de Colón, no Panamá. O jogador tinha regressado, em 2016, ao futebol local, depois de vários anos a jogar pela liga colombiana.

O autor dos disparos atingiu também duas outras pessoas. As autoridades policiais do Panamá ainda não concluíram a investigação. Em cima da mesa estão duas possibilidades.

A de uma morte não premeditada e a de que se terá tratado de um assassinato por adeptos da seleção, provocado pelos maus resultados da equipa quando Amílcar representou o país.

Agressão de adepto no decorrer de entrevista

Um jogador de futebol do Carabobo, Venezuela, foi agredido com uma patada em plena entrevista pós jogo. O resultado da partida, que terminou em empate, revoltou os adeptos e um deles partiu mesmo para a agressão.

Aquiles Ocanto recebeu o impacto nas costas, quando estava a responder às perguntas de uma jornalista, em direto para um canal local de televisão. A repórter, María Alexandra Bastidas, ficou em estado de choque com a situação.

Agressão a guarda-redes sueco em pleno jogo

Um guarda-redes sueco foi agredido em pleno jogo e perante os olhares de centenas de pessoas. O caso ocorreu durante o encontro entre as equipas Jonkoping e Ostersund.

Ao minuto 90, um adepto mascarado e vestido de negro saltou para o interior do campo e atacou Aly Keita. As equipas estavam empatadas quando se deu o incidente e o adepto já tinha manifestado intenção de agredir o jogador, alegando ser o culpado pelos golos sofridos na partida.

Acompanhe aqui, ao minuto, tudo sobre a crise no Sporting

Siga a Impala no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS

Caso Sporting: Agressões e mortes de jogadores de futebol em vários países do mundo

Agressões e mortes de jogadores de futebol em vários países do mundo. Os casos em que adeptos atacam jogadores são significativos.