Última hora: Autor do incêndio na embaixada portuguesa é «um homem muito perturbado»

Um incêndio deflagrou esta quarta-feira na embaixada de Portugal, em Estocolmo, na Suécia.

Um incêndio de grandes dimensões deflagrou na embaixada de Portugal em Estocolmo, na Suécia, no final da manhã desta quarta-feira, dia 4 de abril. O fogo provocou 14 feridos.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva revelou durante uma conferência de imprensa que o alegado autor do incêndio na embaixada portuguesa é «um homem muito perturbado».

«Neste momento, todas as informações que temos apontam para a pista de uma pessoa que se encontrava perturbada, portanto um ato tresloucado, de uma pessoa cujo móbil ainda não conhecemos”, disse o chefe da diplomacia português, acrescentando que, ao que tudo indica, não se tratou de um ato terrorista: “Com a informação que temos, não há nenhuma indicação que seja incidente de natureza terrorista, parece ser um caso isolado de uma pessoa que está perturbada e não sabemos por que é que decidiu canalizar a sua perturbação para a secção consular da embaixada portuguesa em Estocolmo».

Afastada hipótese de ato terrorista

O ministro adiantou que o incidente tratou-se de um «gesto criminoso» e que terá sido um ato isolado descartando  a hipótese de um ato terrorista.«Tudo leva a crer que terá sido um ato isolado, de uma pessoa que estava perturbada e que se encontra em fuga. Exigiu falar com o responsável da secção consular, um pedido que foi satisfeito, mas que antes mesmo da conversa que tinha exigido teve este gesto criminoso, de provocar um incêndio, fugindo ao mesmo tempo».

Augusto Santos Silva ainda garantiu que o suspeito falou em espanhol e inglês e que fez referência a «alegados problemas de tráfico de seres humanos em Portugal».

14 pessoas feridas e três andares carbonizados

De acordo com as autoridades, pelo menos 14 pessoas ficaram feridas e três andares do edifício ficaram carbonizados. As chamas já estão controladas e um homem foi detido sob a suspeita de fogo posto.

«Cerca de 14 pessoas foram afetadas pelo fogo, sem problemas graves, apenas inalação de fumo e pequenos ferimentos», disse ao jornal em língua inglesa The Local Sweden um porta-voz da polícia de Estocolmo, Kjell Lindgren.

Segundo o jornal sueco Aftonbladet, a polícia estava à procura de um homem alto, com cerca de 50 anos, suspeito de ter iniciado o fogo na embaixada deliberadamente.

No mesmo edifício encontram-se também mais duas embaixadas, nomeadamente a da Túnisia e da Argentina.

(em atualização)

(em atualização)

Impala Instagram


RELACIONADOS