Baleia (que afinal é um pequeno cachalote) encalhou na margem do Rio Tejo, no Cais do Sodré [vídeo]

O animal marinho encontra-se junto ao Restaurante Portugália, no Cais do Sodré, confirma a SIC Notícias junto da capitania portuária de Lisboa.

Trata-se de uma baleia de pequeno porte, ou tecnicamente um cachalote-pigmeu, já encontrada sem vida.

Passava perto das 9h30 da manha desta quarta-feira que a “baleia-piloto” deu à margem do rio Tejo, em Lisboa, conta o capitão do Porto de Lisboa. Algumas declarações apontam ao facto que a baleia encalhou no cais ainda viva e que morreu em terra. Todavia, a Capitania do Porto de Lisboa não confirmou essa informação.

“Caso não seja encontrada, a baleia será levada para uma lixeira”, confirmou o responsável. Veja no vídeo do peixe com ferimentos graves bastante salientes.

O Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade também esteve no local. O Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos, ECOMARE, da Universidade de Aveiro já manifestou interesse em receber o cetáceo para ser estudado. O laboratório aguarda apenas autorização da autarquia de Lisboa para organizar o transporte.

De acordo com o Departamento de Oceanografia e  Pescas da Universidade dos Açores, os cachalotes pigmeu não costumam passar os 3,5 metros de comprimento. Normalmente, são animais tímidos e evitam estarem perto de embarcações. Habita em águas profundas dos mares temperados, sub-temperados e tropicais. Podem medir entre 2.7 e 3.5 metros e pesam entre 310 a 400kg. Tal como os cachalotes, têm a cabeça quase rectangular e um espiráculo localizado no lado esquerdo da cabeça.

[em atualização]

Vídeo: Reprodução Instagram

Baleia (que afinal é um pequeno cachalote) encalhou na margem do Rio Tejo, no Cais do Sodré [vídeo]

Impala Instagram


RELACIONADOS