Terço gigante: Tudo sobre a obra polémica de Joana Vasconcelos

Em honra das comemorações dos 100 anos das aparições de Fátima, a conceituada artista plástica Joana Vasconcelos, criou um terço gigante com intuito de iluminar todo santuário quando o Papa ali entrar. Saiba tudo sobre esta obra de 26 metros de altura

Joana Vasconcelos é uma das artistas plásticas portuguesas mais conceituadas a nível nacional e internacional. Com 45 anos,  já expôs as suas obras nas mais importantes galerias e museus de arte do mundo, nomeadamente, no Palácio de Versalhes, em Paris, tendo sido primeira mulher e a mais jovem artista contemporânea a expor naquele espaço.

Tendo-se focado maioritariamente na escultura e em instalações plásticas de grande escala, Joana Vasconcelos utiliza objectos pré-existentes para a desconstextualização e subversão, dando novos significados às suas obras.

Clique no vídeo e veja o que a própria artista tem para dizer sobre o terço gigante.

 

1. Por que é que escolheu fazer um terço gigante?

Joana Vasconcelos conta que criar uma obra relacionada com o fenómeno de Fátima “fez-lhe todo o sentido”. Acreditando que o próprio processo artístico “é um processo espiritual”, a artista esclarece que esta peça vem “numa linha de pensamento e numa linha de obras”. Mas esta não é a primeira vez que a artista trabalha o tema Fátima. Em 2002, criou uma obra intitulada  www.fatimashop. que se baseava na sua própria experiência de acompanhar peregrinos de Lisboa ao santuário. Apesar de não ser católica, a artista confessou que desde que realizou a peregrinação, “a vida a partir daí teve uma outra perspectiva”.

Neste sentido, Joana sentiu que continuou a trabalhar o fenómeno de Fátima até aos dias de hoje, culminando agora no terço. A artista acredita que este é um objecto simbólico representativo da ligação “entre o terreno e o divino” e que demonstra a “relação entre o céu e a terra e a luz”, sendo ainda um símbolo de culto universal da igreja católica. A obra foi intitulada de Suspensão.

2. Quais as características do terço?

Para colocar a estrutura gigante à porta do Santuário de Fátima foi necessária a utilização de gruas, bem como acrescentar à peça estruturas suplementares com vários metros de altura. Com cerca de 26 metros de altura e 540 quilos, foi incorporado no terço um sistema eléctrico que lhe permite emitir uma luz verde fluorescente. A peça é composta por 60 contas brancas de resina de polietileno (derivado do plástico), um sistema LED e filtros de cor e aço.

3. Por que é que o terço dá luz e quando é que vai ser iluminado pela primeira vez?

Para além de se assemelhar com os tradicionais terços florescentes que se compram em Fátima, esta “luz própria” é alusiva à ideia abstracta do caminho iluminado, remetendo ainda para o próprio trajecto que os peregrinos fazem para chegar a Fátima.

O terço será iluminado pela primeira vez na noite de 12 de maio, no momento em que o Papa Francisco entrar no recinto de oração. A partir de então, a obra Suspensão vai iluminar-se sempre a partir das 21h30 (hora em que se inicia a oração do rosário na Capelinha das Aparições) até o sol raiar de novo.

4. É verdade que já existe outro terço gigante no Brasil?

A 3 de maio, quando o terço gigante foi inaugurado em Fátima, surgiram, nas redes sociais, comparações entre a obra criada por Joana Vasconcelos e um outro terço suspenso, da autoria de Osmar Sales, um médico de 61 anos. A peça brasileira, foi inaugurada em 1998, em Vila Velha, no Estado brasileiro de Espírito Santo, no Brasil e a artista portuguesa foi acusada de plágio. Rapidamente, esta respondeu à polémica, apontando uma série de diferenças entra a sua peça e o terço brasileiro.

“A minha obra é feita em plástico e não em esferovite como a outra. Além disso, a minha obra tem uma escala adaptada à arquitectura. Não é uma coisa pendurada entre duas palmeiras. A minha obra acende-se à noite e é fluorescente. É uma peça pensada para uma situação específica que é o santuário de Fátima e a aparição aos três pastorinhos da Nossa Senhora”, defendeu-se a artista numa entrevista ao Público.

Para Joana Vasconcelos não existe qualquer ligação entre os dois terços. A artista afirmou que “desconhecia” a obra brasileira e negou ter copiado ou sequer ter-se inspirado no terço pendurado do outro lado do oceano.

5. O que é que vai acontecer ao terço depois das comemorações?

A peça ficará no santuário até maio de 2018 e depois passará a integrar exposições nacionais e internacionais da artista. O terço gigante será disposto de diferentes maneiras, dependendo dos espaços de exposição. Segundo a artista “como é uma obra articulável será exibido consoante os espaços”.

 E agora, as piadas…

Texto: Mafalda Tello Silva

 

 

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS