Impala

Sexta-feira 13: A «Terra Treme» amanhã

Amanhã, às 10 horas e 13 minutos a terra vai tremer. Com um terramoto? Nem por isso…

Para os mais supersticiosos, a sexta-feira 13 é uma data onde tudo pode acontecer e quanto mais estranho, mais provável. Este ano, a Proteção Civil revelou ter algum humor, mesmo que negro, e escolheu realizar uma ação -no mínimo irónica- para este dia do azar.

Às 10 horas e 13 minutos da manhã de dia 13, vai dar-se início ao exercício «A Terra Treme», promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em conjunto com outra entidades públicas e privadas. Esta ação tem como objectivo sensibilizar todos os portugueses para como se deve agir antes, durante e depois de um sismo.

“O exercício propriamente dito compreende a realização de três gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar durante a ocorrência de um sismo. A ação desenrola-se durante um minuto no qual os participantes, individual ou coletivamente, executam os três gestos de autoproteção: baixar, proteger e aguardar”, explica a Proteção Civil.

Para participar basta registar-se no website da campanha e referir o número de pessoas interessadas, com os respectivos contactos. Depois terá de decidir que tipo de «experiência» quer ter, nomeadamente, um exercício mais simples e rápido, com noções básicas do que fazer em caso de sismo ou se preferir uma ação mais completa que, por exemplo, teste um Plano de Emergência. E por fim, só falta participar.

Em 2016, a Protecção Civil contou quase 400 mil participantes.

Leia mais artigos em destaque

Sismo em Portugal matará 17 mil a 27 mil pessoas
Tempestade tropical Ophelia subiu à categoria de furacão e aproxima-se de Portugal
Sismo em Portugal matará 17 mil a 27 mil pessoas
EXCLUSIVO: Conheça o bombeiro que está a emocionar Portugal
Georgina e Dolores Aveiro em clima de tensão na Luz
Rita Egídio dá-nos música (e a volta à cabeça)


RELACIONADOS