Se perder o PIN do Cartão do Cidadão já não precisa fazer um novo

Já está disponível mais uma utilização do Cartão de Cidadão e que permite recuperar o PIN. Se perder o os códigos de ativação não precisa de fazer um novo

Se perder o PIN do Cartão do Cidadão já não precisa fazer um novo

Perder a carta com o código PIN do cartão de cidadão vai deixar de obrigar a fazer um novo. Esta é uma das novidades do Cartão de Cidadão, que assinalou em 2017 dez anos de existência. A nova funcionalidade, o PUK, permite recuperar o código pessoal de desbloqueio dos PIN (referentes à morada, certificado de autenticação e certificado de assinatura) através da funcionalidade de validação da impressão digital, que só pode ser feita presencialmente.

LEIA MAIS: António Costa realça espíirito de inovação nos 10 anos do Cartão de Cidadão

A má notícia é que esta é uma funcionalidade que só está disponível para os novos Cartões de Cidadão, ou seja, os que forem pedidos a partir de dia 16 de abril .  Mais ainda, o pedido de recuperação do PUK para a fixação de novos PIN tem o custo de 5 euros. Assim sendo, continua a ser conveniente que não perca a carta que lhe é enviada para casa com os códigos.

 A renovação do Cartão de Cidadão vai estar disponível no Portal do Cidadão

A renovação do Cartão de Cidadão passa a estar disponível no Portal do Cidadão e o cancelamento ficará disponível também online ou por via telefónica.

Mas as novidades não se ficam por aqui. A assinatura eletrónica vai passar a poder ter associados os atributos profissionais do Cidadão. Nos últimos meses foram lançadas outras novidades no que ao Cartão do Cidadão diz respeito. Desde 1 de outubro que, a partir dos 25 anos, a validade do Cartão de Cidadão passa de 5 para 10 anos, deixando de existir o Cartão vitalício.

Sobe o primeiro Cartão do Cidadão, este terá de ser feito, no máximo, após 20 dias do registo de nascimento. Esta é mais uma medida de proteção e segurança das crianças, de forma a minimizar o número das que não são documentadas.

LEIA AINDA: Maternidades de Coimbra disponibilizam cartão de cidadão para os recém-nascidos

Impala Instagram


RELACIONADOS