Roupas de crianças e mulheres violadas estão em exposição

Esta exposição tem o objetivo de acabar com o estereótipo de que as roupas provocantes são a causa dos crimes de violência sexual.

Uma das perguntas mais frequentes que se faz às vítimas de violação é: «Como estava vestida?» Como se a roupa que levava no corpo fosse a razão do ataque. Para acabar com este estereótipo,  um grupo de apoio às vítimas de violação belga,  a CAW East Brabant, organizou a exposição «O que estavas a usar?», realizada na Bélgica, que mostra ao público réplicas de roupa que várias mulheres e crianças tinham vestidas no momento em que foram violadas.

Há pijamas e roupas de criança

Estas peças de roupa vão desde pijamas, fatos de treino, camisolas e calças largas até uma t-shirt de criança com bonecos do «My Little Pony».  Com isto, a organização pretende acabar com o preconceito de que roupa provocante incita o violador.

«O que se percebe imediatamente ao entrar aqui é que todas as peças são completamente normais, roupas que qualquer um usaria», afirma Liesbeth Kennes, que faz parte da organização. «Há, inclusive, uma camisola de uma criança com uma imagem do filme ‘My Little Pony’ que mostra essa dura realidade», diz.

Kennes ressalta que «a culpabilização da vítima» ainda é um problema sério em casos de violência sexual. Adianta, ainda, que muitas mulheres se questionam se podem ter sido, de alguma forma, responsáveis pela agressão que sofreram por causa de alguma atitude ou de algo que estavam a vestir. «Só há uma pessoa responsável, uma pessoa que pode prevenir a violação: o próprio violador», afirma.

A exposição está disponível no Centro Comunitário de Molenbeek, em Bruxelas, de 8 a 20 de janeiro.

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS