Relatório do LNEC diz que segurança no estádio do Estoril «nunca esteve em causa»

LNEC já emitiu relatório e laboratório acrescenta: «é necessário um melhor apuramento».

Relatório do LNEC diz que segurança no estádio do Estoril «nunca esteve em causa»

Esta segunda-feira, dia 15 de janeiro, as bancadas do estádio do Estoril cederam durante o jogo Estoril – FC Porto tendo sido lançado um alerta e o jogo chegou mesmo a ser interrompido. Na sequência desse acontecimento, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) emitiu o resultado de um relatório preliminar.

Esse mesmo relatório conclui que não há indícios de «comportamento deficiente da estrutura da bancada» do estádio do Estoril.

De acordo com a SIC, o LNEC afirma que o incidente foi resultado da perda de apoio da laje térrea, nas casas de banho masculinas. Essa mesma zona terá de ser demolida e reabilitada.

Em causa estará a movimentação de terrenos aterrados na fundação da bancada.

Apesar de ser relatado que não há indícios de comportamento deficiente da estrutura, o LNEC não consegue determinar a razão pela qual os terrenos se moveram.

O laboratório alerta ainda para a segurança da bancada poder estar comprometida.

Carlos Carreiras, o presidente da Câmara, garante que o «relatório preliminar dissipa todas dúvidas: a segurança da estrutura e dos adeptos nunca esteve em causa».

Em comunicado enviado às redações afirma ainda: «A segurança da estrutura e dos adeptos nunca esteve em causa. Nem no jogo de 15 de Janeiro, nem no passado. E isso, para nós é o essencial».

«A Câmara Municipal de Cascais, como autoridade máxima sobre a gestão do território, continuará junto do Estoril Praia a acompanhar todos os desenvolvimentos futuros sobre este caso, em colaboração do Laboratório Nacional de Engenharia Civil», conclui.

Marcação dos segundos 45′ da partida já estão agendados

A segunda parte do encontro entre o Estoril Praia e o FC Porto, da 18.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, vai disputar-se a 21 de fevereiro, anunciaram a Liga e os dois clubes esta quarta-feira, dia 16.

O encontro foi interrompido na segunda-feira, ao intervalo, devido a problemas de segurança numa das bancadas do Estádio António Coimbra da Mota, que motivaram a sua evacuação e obrigaram centenas de adeptos dos ‘azuis e brancos’ a descer para o relvado.

Em comunicado, a Liga revela que, na sequência da interrupção do referido jogo, «decidiu reagendar o mesmo para o dia 21 de fevereiro, pelas 18:00».

Na mesma nota, a Liga indica que aguarda ainda pela confirmação e horário por parte da UEFA, uma vez que esse dia é de Liga dos Campeões, prova na qual o FC Porto disputa os quartos de final – recebe na quarta-feira anterior (14 de fevereiro) o Liverpool.

Câmara de Cascais diz que construção de nova bancada do estádio do Estoril foi vistoriada

A Câmara Municipal de Cascais anunciou esta quarta-feira, dia 19, que a construção da nova bancada do Estádio António Coimbra da Mota foi vistoriada pelas entidades nacionais e internacionais, salientando que a Liga também faz vistoria antes do início da época.

Leia mais aqui.

Impala Instagram


RELACIONADOS