Rede social X vai começar a cobrar taxa anual de um dólar

A rede social X informou que vai começar a cobrar uma taxa de um dólar por ano (0,94 euros) aos novos utilizadores na Nova Zelândia e nas Filipinas para realizar qualquer ação básica, exceto ler e seguir outras contas.

Rede social X vai começar a cobrar taxa anual de um dólar

Em comunicado, a rede social X, de Elon Musk, informou que a medida, em fase experimental, visa “reduzir as mensagens indesejadas, a manipulação na plataforma e a atividade de ‘bots'”, que se traduz numa aplicação de software concebido para simular ações humanas.

A partir de hoje, os serviços incluídos na taxa incluem publicar, republicar, responder e gostar, enquanto os utilizadores que não pagam só poderão seguir outras contas, ler e ver fotos e vídeos.

“Isto permitir-nos-á avaliar uma medida potencialmente poderosa para nos ajudar a combater os ‘bots’ e as contas inúteis na X, mantendo o acesso à plataforma em troca de uma taxa reduzida”, argumentou a rede social.

Os novos utilizadores da Nova Zelândia e das Filipinas terão primeiro de verificar a conta com o número de telefone e pagar o equivalente a um dólar: 1,43 dólares neozelandeses e 42,51 pesos filipinos. A X afirmou que vai partilhar os resultados desta medida experimental logo que possível.

O empresário Elon Musk, que adquiriu o Twitter em 2022 e o rebatizou de X em julho, tem procurado formas de aumentar as receitas da plataforma, incluindo uma taxa para assinantes ‘premium’ em todo o mundo, bem como para combater os ‘bots’.

No entanto, Musk também fez despedimentos em massa e eliminou equipas de monitorização da desinformação, o que levou a um aumento das notícias falsas e das mensagens de ódio na rede e à consequente fuga de muitos dos seus anunciantes.

Impala Instagram


RELACIONADOS