Raríssimas | Paula Brito e Costa: «Merecia um pedido de desculpas do país»

A ex-presidente da associação Raríssimas mostra-se ofendida com os portugueses e exige um pedido de desculpas.

No centro da polémica do caso das Raríssimas, Paulo Brito e Cunha, suspeita de ter se apropriado de fundos da associação, afirma estar inocente e que a única fraude que existiu foi a que a própria descobriu na delegação da instituição no norte do país.

Em entrevista ao Expresso, a antiga dirigente acusa Joaquina Teixeira (ex-vice-presidente) de ter cometido fraudes e, mostrando-se desiludida e magoada, exige um pedido de desculpa do país.

«Merecia um pedido de desculpas do país», confessa Paula Brito e Cunha.

Paula Costa acusa ex-vice-presidente da delegação do norte de desvios de dinheiro

A ex-presidente da associação acusou, na RTP, a ex-vice-presidente da delegação da Maia de ter desviado fundos da associação e praticado irregularidades financeiras no valor de 270 mil euros.

Na entrevista ao programa Sexta às Nove, da RTP, a primeira que concedeu desde que o caso foi denunciado no passado fim de semana pela TVI, Paula Brito e Costa relatou que, mal teve conhecimento da situação, a denunciou ao presidente do conselho fiscal e depois à assembleia-geral, que autorizou uma auditoria da empresa PKF à delegação do norte da associação.

A auditoria, que ficou concluída em maio deste ano, descobriu irregularidades financeiras de mais de 270 mil euros na delegação do norte, que ditaram o afastamento de Joaquina Madeira da instituição.

“Encontrámos muitas coisas. Encontrámos desvios de fundos, fraude fiscal, branqueamento de capitais, provavelmente fuga ao fisco, desvio de dinheiro da Raríssimas”, disse Paula e Brito Costa.

Segundo o relatório da auditoria, entre 2013 e 2016, Joaquina Teixeira terá desviado cerca de 131 mil euros de bolsas sociais destinadas a crianças carenciadas para o próprio filho e para familiares de colaboradores da região norte.

A ex-vice-presidente terá também desviado dinheiro de peditórios no valor de cerca de 57 mil euros

A PFK suspeita que este dinheiro possa ter sido depositado em contas de familiares de Joaquina Teixeira para fazerem donativos à Raríssimas que depois lhes permitiam ter benefícios fiscais em sede de IRC.

Contactada pelo Sexta às Nove, Joaquina Teixeira diz-se alvo de uma cilada, mas recusou dar uma entrevista a conselho do seu advogado. O Ministério Público confirmou que está a investigar o caso desde julho e que o processo está em Segredo de Justiça.

Questionada na entrevista sobre se houve algum político, além do agora ministro Vieira da Silva, que a tivesse ajudado tanto a tornar a Casa dos Marcos naquilo que é hoje, Paula Brito e Costa respondeu que “tanto, não”.

Disse ainda que o ministro deu “um incentivo” de meio milhão de euros à instituição, que foi “público e protocolado publicamente”

“Ficar-lhe-ei grata para o resto da vida”

Esta afirmação contraria o ministro da Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, que disse não ter concedido nenhum subsídio de meio milhão de euros à associação.

Sobre as razões do motivo da sua demissão, Paula Brito e Costa disse que o fez para “deixar a investigação decorrer dentro dos trâmites legais e com a seriedade” que o processo merece.

Disse ainda que se demitiu pelos meninos da instituição, mas também por si, pela sua “legitimidade” e “dignidade”.

Relativamente às acusações de gestão danosa que lhe são imputadas, afirmou que “a Raríssimas nunca gastou dinheiro do Estado indevidamente”.

Entre as irregularidades apontadas à sua gestão, conta-se a compra de vestidos de alta costura, de bens alimentares caros e o pagamento de deslocações, apesar de ter um carro de alta gama pago pela Raríssimas.

Paula Brito e Costa disse que os dois vestidos que comprou “são uma farda” que estão na Raríssimas e que os usa quando “vai à rainha” duas vezes por ano.

À pergunta sobre se não tem medo de vir a ser detida, afirmou: “Uma coisa lhe garanto, por causa de umas gambas e de dois vestidos eu não vou fugir para lado nenhum”.

Outros artigos em destaque

Judite Sousa ameaçada: polícias e segurança protegem a TVI
The Biggest Loser Concorrente surpreende ao tornar-se modelo e bombeiro!
Raríssimas: Presidente admite uso do cartão de crédito em vestidos por ser um «investimento»
Bebé sereia morre quatro horas depois do nascimento
Bebé sereia morre quatro horas depois do nascimento
Gala das Estrelas: Para a próxima corre melhor… Será? (FOTOS)
22 prendas de Natal até cinco euros
Veja os melhores looks da gala de Natal da TVI
Gala das Estrelas: Os looks mais arrasadores escolhidos pelas divas da TVI

Impala Instagram


RELACIONADOS