Raríssimas: e a internet disse de sua justiça

O escândalo Raríssimas continua a render posts e tweets. Da indignação ao humor, da crítica à criatividade, saiba o que se diz nas redes sociais sobre a polémica que já fez cair o secretário de Estado da Saúde.

Raríssimas: e a internet disse de sua justiça

Incredulidade, primeiro. Os habituais insultos, Paula Brito e Costa no centro do furacão. O escândalo «Raríssimas», divulgado no fim-de-semana passado e que já levou à demissão da presidente da instituição e do secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, tem sido o tema principais das conversas: nos cafés, na rua e, acima de tudo, na praça pública do século XXI – as redes sociais.

O humor é uma arma

Os memes, esse recurso estilístico da web 2.0 que permite dizer sem palavras o que nos vai na mente, espelhavam bem o que os utilizadores pensavam sobre esta polémica:

O Natal era quando ela queria 💄#rarissimas #portugalwhatelse #sosad #tvi #meme

A post shared by Miguel Lambertini (@miguelambertini) on

Os trocadilhos com a palavra «Raríssimas» foram também… o prato do dia.

Portuguesas e Portugueses, que vos sirva de lição. Durante os peditórios  o dinheiro angariado é para pagar estes presidentes e dirigentes que não gostam de trabalhar. O que sobra vai para ajudar quem mais precisa. Está na hora de os fazer pagar, metendo-os na cadeira e fazendo-os trabalhar para pagar o que roubaram. (Limpar mato, partir pedra e limpar valetas, etc) Assim, dividindo o dinheiro roubado pelo ordenado de um simples sivilcultor ou "limpa-valetas" é igual a prisão perpétua… Assim se fazia justiça…. São grandes, mas no fundo apenas são grandes merdas… Em Portugal solidariedade é feita apenas para assegurar o salário de alguns, ou então á frente de uma câmara de TV…… Tenho vergonha de partilhar a minha identidade portuguesa com tal cancro de sociedade. #cancro #cancrodasociedade #rarissimas #tretas #atéaosocratesmetenojo #realidadeportuguesa #portugal #pt #sociedade

A post shared by Os Caramelos do Dr.Almeida😮🇵🇹😦 (@caramelos.dralmeida.oficial) on

…e até se recordou um clássico da banda desenhada, Mafalda

Os humoristas também deram o seu contributo.

Bruno Nogueira dedicou um episódio do Mata-Bicho ao escândalo:

«Toda a reportagem é chocante, desde as pessoas terem de se por em pé à passagem da senhora até ao desplante de comprar marisco com o dinheiro da associação. Onde é que andam as salmonelas quando precisamos delas?»

A revelação do alegado caso amoroso de Paula Brito e Costa com o ex-secretário de Estado da Saúde, revelação essa feita esta terça-feira, 12 de dezembro, espoletou um rol de piadas, comentários sarcásticos.

Multiplicam-se os elogios ao trabalho da jornalista da TVI, Ana Leal, vindos inclusive de jornalistas de canais concorrentes.

A reportagem sobre a “Raríssimas – Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras”, transmitida pela TVI na…

Publié par Os truques da imprensa portuguesa sur dimanche 10 décembre 2017

… as teorias da conspiração…

Mas também as críticas, vindas de vários setores e, inclusive, de jornalistas como Fernanda Câncio.

… e as críticas aos jornalistas que criticam a reportagem.

Agora, segue-se a expectativa em relação à entrevista de Paula Brito e Costa, que será emitida na RTP1, esta sexta-feira, 15 de dezembro.

 

 

Outros artigos em destaque

De concorrente do The Biggest Loser a sex symbol
Presidente da Raríssimas reage às acusações e é imediatamente atacada
Cláudia Vieira mostra-se em família com o namorado e a cunhada pela primeira vez
Namorada de jogador de futebol suicida-se aos 23 anos
Este casaco do Lidl está a deixar as bloguers loucas
Filhas de Stallone cresceram e ofuscam pai
EXCLUSIVO | Manuela Moura Guedes: «Gostava de voltar à televisão com um programa com crianças»

Impala Instagram


RELACIONADOS