Lillian Constantine filma a própria violação e leva agressor à prisão [vídeo]

Rapariga de 19 anos filma violação e utiliza gravação como prova, em tribunal. O agressor acabou condenado a 13 anos de prisão.

Lillian Constantine, rapariga de 19 anos, estava a 60 segundos da porta de casa, em Kent, no Reino Unido, quando foi violada por um desconhecido, em 2016. Passado um ano, decidiu deixar o anonimato e contar como tudo se passou, com o objectivo de ajudar e instigar outras vítimas a denunciarem crimes sexuais às autoridades. Num entrevista à BBC, explicou que, após ser agredida pelo desconhecido, num ato de autodefesa, ligou a câmara do telemóvel e começou a gravar. A intenção era a de assustar e desencorajar o violador a continuar o abuso sexual. «Estava completamente escuro e eu carreguei no botão do vídeo do meu telemóvel pensando que o homem iria parar e fugir quando visse a luz», recorda a rapariga de 19 anos.

LEIA DEPOIS
Previsão do tempo para este domingo, 3 de novembro

Rapariga de 19 anos teve depois de enfrentar o violador em Tribunal

No entanto, o agressor não ficou intimidado com a possível gravação, atirou o telemóvel para o chão e prosseguiu com a violação. «Estava num estado de choque tão grande que acabei por me esquecer de que estava a gravar. Consegui captar uma imagem dele. Quando vi, nem queria acreditar. Senti que o tinha apanhado», explica. Lillian Constantine também refere o quão complicado emocionalmente foi seguir com o processo para os tribunais, depois de ter denunciado o crime, de o violador ter sido apanhado e, consequentemente, acusado. Relembra que todas as análises médicas e as idas à Polícia fizeram-na sentir um «rato de laboratório», mas que o que não a levou a desistir foi o sentimento de responsabilidade que sentia para com outras futuras vítimas. «Tinha uma responsabilidade e, apesar de ter sido muito difícil, convenci-me de que tinha que continuar», confessa.

LEIA DEPOIS
Português encontrado morto em cenário macabro em quarto de hotel na Suíça

Violador de Lillian Constantine acabou por ser considerado culpado

Ao fim de um ano, o violador de Lillian Constantine acabou por ser considerado culpado. Foi condenado a 13 anos de prisão. O vídeo da violação foi uma das provas fundamentais do caso. «Não deixes que a violação te consuma, nem que te defina. Todos os dias digo a mim mesma ‘aconteceram coisas más, mas é preciso levantar e continuar a lutar’. Lembra-te, não estás errada. Foste uma vítima e uma sobrevivente, por isso tens de ir até o fim», conclui.

LEIA MAIS
Estava morta há 15 anos mas contas eram pagas todos os meses
Unhas de gel podem provocar cancro de pele

Impala Instagram


RELACIONADOS