Sismo de magnitude 7,8 na Turquia faz pelo menos 15 mortos

Pelo menos 15 pessoas morreram na sequência de um sismo de magnitude 7,8 na escala aberta de Richter, que atingiu o sul da Turquia, disseram as autoridades locais

Sismo de magnitude 7,8 na Turquia faz pelo menos 15 mortos

Pelo menos 15 pessoas morreram na sequência de um sismo de magnitude 7,8 na escala aberta de Richter, que atingiu esta madrugada o sul da Turquia, disseram as autoridades locais. Dez pessoas morreram na província de Sanliurfa, de acordo com declarações do governador provincial, Salih Ayhan, à televisão turca NTV. A agência noticiosa estatal Anadolu avançou com um total de cinco vítimas mortais na província de Osmaniye.

O abalo ocorreu às 04:17 (01:17 em Lisboa), com a origem a uma profundidade de 17,9 quilómetros.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), minutos após o primeiro sismo, outro abalo de 6,7 graus na escala de Richter foi registado a 9,9 quilómetros de profundidade.

Os sismos foram sentidos em várias cidades, avançou o canal de televisão turco TRT Haber. Vídeos publicados nas redes sociais mostraram prédios destruídos em várias cidades do sudeste do país. Os abalos foram sentidos também no Líbano, Síria e Chipre, segundo correspondentes da agência France–Presse.

A Turquia está situada numa das zonas sísmicas mais ativas do mundo.

Em novembro, um sismo de magnitude 5,9 atingiu a província turca de Düzce, 200 quilómetros a leste de Istambul, deixando pelo menos 68 pessoas feridas. O abalo aconteceu na mesma província onde um terramoto de magnitude 7,4 matou cerca de 17 mil pessoas em agosto de 1999, incluindo mil em Istambul.

Para ler depois
Foram registados quase 200 casos de mutilação genital feminina em Portugal no ano passado
As autoridades de saúde registaram no ano passado 190 casos de mutilação genital feminina, um aumento de 24% relativamente ao período homólogo, e em mais de metade ocorreram complicações, segundo a Direção-Geral da Saúde (…continue a ler aqui)

 

Impala Instagram


RELACIONADOS