Impala

Operação da PSP em quatro distritos já deteve mais de dez pessoas

A operação ‘Punho Cerrado’ que está a decorrer nos distritos de Leiria, Lisboa, Coimbra e Santarém já levou à detenção de mais de dez pessoas e envolve 260 operacionais, informou fonte da PSP de Leiria.

Leiria, 27 dez (Lusa) – A operação ‘Punho Cerrado’ que está a decorrer nos distritos de Leiria, Lisboa, Coimbra e Santarém já levou à detenção de mais de dez pessoas e envolve 260 operacionais, informou fonte da PSP de Leiria.


Segundo o comissário Bruno Soares, a ação policial liderada pelo Comando Distrital da PSP de Leiria deteve dez pessoas dando cumprimento aos mandados de detenção fora do flagrante delito, tendo ainda sido detidas “mais algumas pessoas na sequência das buscas realizadas” desde as 07:00.


“Ainda não é possível adiantar o número total de detidos”, nem os locais onde ocorreram e “durante a operação foi também apreendido diverso material relacionado com os crimes que estão em investigação”, acrescentou Bruno Soares.


O comissário da PSP de Leiria informou que a operação empenhou “cerca de 260 elementos” policiais, “a maioria da estrutura de investigação criminal da PSP de Leiria” e teve o apoio da Unidade Especial de Polícia, do Grupo de Operações Especiais e do Grupo de Intervenção e do Grupo Operacional Cinotécnico. Teve também a colaboração dos elementos de segurança privada e da secção digital forense da PSP.


Bruno Soares referiu ainda que a investigação incide, sobretudo, em elementos ligados à segurança privada de estabelecimentos de diversão noturna.


“Os detidos deverão ser presentes a tribunal apenas amanhã [quarta-feira]”, acrescentou.


Em nota de imprensa, a PSP informa que desde as 07:00 de hoje está a decorrer a operação ‘Punho Cerrado’, com cerca de 50 buscas domiciliárias e dez mandados de detenção fora de flagrante delito a nível nacional.


A ação está a ser desenvolvida em quatro distritos, com a PSP a indicar que estão a ser executadas, também, cerca de 20 buscas não domiciliárias a empresas e estabelecimentos de restauração e bebidas.


Segundo a PSP, a investigação, que decorria há cerca de dois anos, centrou-se no crime de associação criminosa, em crimes económico-financeiros e no exercício ilegal da atividade de segurança privada, entre outros.


Ainda não há previsão para o final da operação, estimando-se que ao final do dia de hoje seja possível fazer um balanço provisório da ação, referiu Bruno Soares.



EYC // JLG



Lusa/Fim


RELACIONADOS

Operação da PSP em quatro distritos já deteve mais de dez pessoas

A operação ‘Punho Cerrado’ que está a decorrer nos distritos de Leiria, Lisboa, Coimbra e Santarém já levou à detenção de mais de dez pessoas e envolve 260 operacionais, informou fonte da PSP de Leiria.