Mais de 1,2 milhões de casas destruídas pelas inundações no centro do Vietname

Mais de 1,2 milhões de casas foram destruídas pelas inundações no centro do Vietname e a situação pode piorar hoje com a chegada do tufão Molave ao país, alertou a Federação Internacional da Cruz Vermelha.

Mais de 1,2 milhões de casas destruídas pelas inundações no centro do Vietname

Centenas de milhares de pessoas precisam de abrigo, água potável, cuidados de saúde e alimentos após o centro do país ter sido devastado por quatro grandes tempestades no mês passado, sublinhou num comunicado a organização com sede em Genebra.

A FICV lançou um pedido de ajuda internacional de 3,6 milhões de euros para atender as pessoas afetadas, cujo número pode aumentar devido aos efeitos do tufão Molave.

A Cruz Vermelha no Vietname está a ajudar com voluntários e funcionários na retirada de mais de 1,3 milhões de pessoas na área onde se prevê que o tufão seja mais forte.

“Todos os esforços extenuantes para conter os efeitos sociais e económicos da pandemia do novo coroanvírus estão a ser neutralizados pelas fortes tempestades que estão nos atingindo”, lamentou o presidente da Cruz Vermelha vietnamita, Nguyen Thi Xuan Thu.

A FICV estimou que pelo menos 150.000 pessoas correm o risco de fome depois de as tempestades anteriores terem destruído milhares de hectares de plantações e mataram mais de dois milhões de cabeças de gado e aves.

As tempestades do mês passado causaram 130 mortos e 20 desaparecidos em inundações e deslizamentos de terra.

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS