Incêndio florestal em Tenerife afeta 11.600 hectares

O incêndio florestal em Tenerife, Espanha, já afetou 11.600 hectares desde terça-feira e tem um perímetro de 84 quilómetros, segundo a Proteção Civil das Canárias, citada hoje pela agência de notícias EFE.

Incêndio florestal em Tenerife afeta 11.600 hectares

Uma centena de habitantes da zona da Candelaria poderão hoje regressar a casa, depois de terem sido retirados devido ao incêndio florestal, de acordo com a responsável da Proteção Civil do Governo das Ilhas Canárias, Montserrat Román.

Enquanto está a ser preparada a reinstalação destes habitantes, a situação em Arafo está a ser debatida com a direção dos trabalhos de extinção do fogo.

Arafo e Candelaria são as áreas onde se originou na terça-feira o incêndio, que atualmente afeta 11 municípios de Tenerife, e onde se localiza a primeira frente que, hoje, pode ser considerada estabilizada.

O presidente das Ilhas Canárias, Fernando Clavijo, confirmou hoje que o incêndio florestal “foi provocado” e revelou que a Guardia Civil mantém três linhas de investigação.

O Centro de Salvamento e Emergência das Canárias referiu hoje de manhã que o combate às chamas correu melhor do que o previsto na noite passada.

O número de pessoas retiradas de localidades foi então atualizado para 12.279, com dados fornecidos pelas forças policiais e câmaras municipais, um número inferior aos 26.000 inicialmente avançados e que correspondiam a estimativas provisórias.

AAT (EYC/JGO) // ROC

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS