Força aérea britânica intercetou dois bombardeiros russos

A Força Aérea britânica enviou hoje dois aviões de combate para intercetar bombardeiros russos que se aproximaram do espaço aéreo do país, criando mais um momento de tensão entre as duas nações.

Força aérea britânica intercetou dois bombardeiros russos

A Força Aérea britânica (RAF) enviou hoje dois aviões de combate para intercetar bombardeiros russos que se aproximaram do espaço aéreo do país, criando mais um momento de tensão entre as duas nações.

A RAF confirmou ter enviado dois aviões ‘Typhoon’ da base aérea de Lossiemouth, na Escócia, numa “reação rápida de alerta”, quando dois bombardeiros ‘Tupolev Tu-160’ se aproximaram da Grã-Bretanha.

No entanto, indicou que “em nenhum momento os aviões russos entraram no espaço aéreo britânico”.

O ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, declarou que os dois bombardeiros sobrevoaram os mares de Barents, da Noruega e do Norte durante 13 horas de treino durante uma missão que cobriu águas neutras, seguindo as normas internacionais.

“Todos os voos russos são realizados de acordo com as normas internacionais para o uso do espaço aéreo, sem infringir fronteiras de nenhum país”, sustentou.

Encontros entre aviões russos e da NATO estão a tornar-se cada vez mais frequentes, desde que Moscovo tem vindo a demonstrar o ressurgimento do seu poderio militar.

A Rússia também aumentou a presença da Marinha no Mediterrâneo e outros mares.

Na semana passada, a fragata britânica HMS Westminster, intercetou duas corvetas e duas embarcações que as acompanhavam, que se tinham aproximado de águas britânicas quando seguiam para a sua base no Báltico.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS