Colégio de Gaia recebeu certificado do Guinness Book

Alunos do Colégio Nossa Senhora da Bonança, em Gaia, quebraram o recorde do maior PI humano do mundo. O certificado foi ontem entregue.

Os alunos de um colégio de Gaia, o Nossa Senhora da Bonança, quebraram o recorde do maior PI humano do mundo, há três meses, mas o certificado só ontem foi entregue.

Para alcançar os objetivos traçados, os responsáveis pelo colégio juntaram, a 14 de março, mais de 800 os alunos, na Serra do Pilar, em Gaia. «Estamos muito felizes por termos recebido o certificado que comprova o esforço e a dedicação de todos», contou ontem ao Portal de Notícias a professora Marisa Oliveira.

A mesma docente tinha sublinhado, aquando da tentativa de recorde, no Dia Internacional do PI, a importância da iniciativa. «A preparação da atividade fez os alunos olharem para a matemática de forma diferente», explicou.

«Foi um dia fantástico, todos sentiram fazer parte de algo importante», diz professora do recordista colégio de Gaia

O recorde anterior estava fixado em 589, número largamente batido pelo colégio de Gaia Nossa Senhora da Bonança, com registo oficial de 847 participantes

A professora salientou ainda o «grande impacto» que teve a iniciativa para a comunidade escolar. «Foi um dia fantástico, em que todos sentiram fazer parte de algo importante.»

Nestes últimos meses, coube ao júri do World Guinness Records validar o recorde. Verificados todos os parâmetros exigidos, que não passaram apenas pelo número de participantes, a entidade emitiu e enviou o tão desejado certificado.

A uniformidade de cores, por exemplo, foi exigência do Guinness, assim como o registo de várias provas documentais. «Tivemos também um drone para filmagem aérea. E cumprimos outros requisitos», explicou Luís Caetano, diretor pedagógico do colégio.

O recorde anterior estava fixado em 589, número que foi largamente batido pela comunidade escolar do Colégio Nossa Senhora da Bonança, com um registo oficial de 847 participantes.

O que é o PI?

A razão entre o perímetro de um círculo e o seu diâmetro produz o número PI. É um número que mobilizou e ainda mobiliza muitos matemáticos.

A principal curiosidade, no caso do PI, é a obtenção de um valor sempre igual e constante, adicionando-se também um mistério: o de não podermos conhecer a última casa.

Por esse motivo, o PI passou a ser representado pela letra (do alfabeto grego). Foi essa letra que foi representada pelas várias centenas de alunos do Colégio Nossa Senhora da Bonança, colocando o nome da instituição na lista dos recordistas mundiais.

Texto: Cynthia Valente | WIN Porto

Impala Instagram


RELACIONADOS