Banco Nacional de Angola alvo de ataque informático

O Banco Nacional de Angola (BNA) revelou hoje, em comunicado enviado à agência Lusa, ter sido alvo, em 06 de janeiro, de um ataque informático “sem impactos significativos na infraestrutura e dados”.

Banco Nacional de Angola alvo de ataque informático

“O Banco Nacional de Angola registou, no pretérito dia 06 de janeiro de 2024, um incidente de segurança cibernética, mitigado pelo sistema de cibersegurança da Instituição, sem impactos significativos na sua infraestrutura e dados”, lê-se na nota.

Na sequência da ocorrência, o BNA afirma ter assegurado “de forma controlada” o acesso às infraestruturas tecnológicas e, consequentemente, “a disponibilização segura e eficiente dos serviços institucionais”.

No comunicado, o BNA salienta que a sua “estratégia de gestão da segurança dos sistemas de informação” segue “os padrões, princípios e diretrizes internacionalmente aceites”.

“Os processos acima referenciados propiciam a adoção e implementação de mecanismos que melhor atendem tais situações nas mais diversas vertentes, quer na fase de identificação e monitoramento, quer na fase de tratamento dos riscos de cibersegurança, incluindo a análise forense”, acrescenta.

A concluir, o BNA garante que “continuará a assegurar as medidas necessárias, visando garantir a segurança, integridade, confiabilidade e disponibilidade dos sistemas de informação das instituições financeiras, que se encontram a operar com normalidade”.

O comunicado do BNA surge um dia depois do portal eletrónico Maka Angola, dirigido pelo ativista e jornalista angolano Rafael Marques, ter divulgado que o ataque informático, que alega ter ocorrido no passado dia 08, “atingiu a base de dados do banco e os seus serviços essenciais”.

“Até à data desta publicação, o BNA continuava sem o controlo efetivo do seu sistema informático e sem acesso a pastas partilhadas, ‘emails’ institucionais e outros serviços”, escreveu então o Maka Angola.

Segundo o portal dirigido por Rafael Marques, o ataque informático, que classifica como ‘ransomware’, “paralisou, por mais de 24 horas, o Sistema de Pagamentos em Tempo Real (SPTR), que trata das operações interbancárias em todo o país, incluindo operações financeiras do Estado em kwanzas”.

“Por sua vez, o SPTR está interligado com o Sistema Integrado de Mercados e Gestão de Ativos (SIGMA) do BNA, onde são feitas todas as transações do mercado de ativos, nomeadamente a compra e venda de títulos de tesouro e do banco central”, acrescentou o Maka Angola.

EL // MLL

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS