Adoçante usado em refrigerantes entra na lista de substâncias cancerígenas

Aspartame, adoçante frequentemente encontrado em refrigerantes diet, light e zero, vai ser incluído na lista de substâncias potencialmente cancerígenas.

Adoçante usado em refrigerantes entra na lista de substâncias cancerígenas

O aspartame, adoçante artificial frequentemente utilizado nos produtos “sem açúcar” (como é o caso de refrigerantes light ou zero e também pastilhas) vai ser incluído na lista de substâncias “potencialmente cancerígenas” da Agência Internacional de Investigação em Cancro da Organização Mundial de Saúde. Algo que irá acontecer já em julho.

Para ler depois
Adoçantes não ajudam a perder peso e podem aumentar a mortalidade

Quem o garante é a agência Reuters, num artigo que conta com citações de duas fontes que estão relacionadas com o processo. A decisão tem por base conclusões de 1.300 estudos de investigação científica. Tendo sido tomada por um grupo de especialistas. A referida lista destaca apenas substâncias que podem ser vistas como de risco. Não sendo especificada a quantidade de consumo desaconselhada. Quem deverá partilhar esse tipo de informação será o comité conjunto de especialistas em comida e aditivos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura e da Organização Mundial de Saúde (JECFA). Que também já deixou a garantia de rever a posição em relação ao aspartame em julho.

Consumo de adoçantes com aspartame já tinha sido desaconselhado

A última análise da JEFCA em relação ao consumo de aspartame data de 1981. Nessa altura foi considerado seguro o consumo que estivesse dentro dos seguintes parâmetros. Um adulto com 60 kgs teria de consumir entre 12 a 30 latas de refrigerante sem açúcar diariamente para que a JEFCA entendesse que a saúde estaria em risco. Em maio de 2023, a Organização Mundial de Saúde já tinha alertado que os adoçantes (como é o caso do aspartame) não funcionam de forma eficaz no controlo do peso a longo prazo. Realçando os efeitos secundários do consumo prolongado. Como é o caso do possível aumento de risco de diabetes tipo 2 problemas cardiovasculares. Desaconselhando assim o consumo de adoçantes.

Texto: Bruno Seruca
Fotos: Robbins Flores/Pexels

Impala Instagram


RELACIONADOS