ASAE apreende queijo da Serra da Estrela «falso» no valor de 1.200 euros

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica apreendeu mais de 1.600 rótulos e cerca de 50 quilos de queijo de ovelha por usurpação da Denominação de Origem Protegida “Serra da Estrela”.

ASAE apreende queijo da Serra da Estrela «falso» no valor de 1.200 euros

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu mais de 1.600 rótulos e cerca de 50 quilos de queijo de ovelha por usurpação da Denominação de Origem Protegida “Serra da Estrela“, indica um comunicado hoje divulgado.

No total, a ASAE apreendeu 1.612 rótulos, cerca de 50 quilos de queijo, no valor de 1.200 euros

A apreensão deveu-se à utilização do nome “serra da Estrela” em queijos cuja produção não reunia os requisitos necessários para essa certificação, quanto à origem da matéria-prima utilizada.

A investigação da ASAE detetou que um estabelecimento de produtos tradicionais no Porto comprou os queijos de ovelha de uma fábrica da zona centro e substituiu os rótulos de origem por outros, fazendo constar que a sua origem seria “serra da Estrela”.

No estabelecimento foram apreendidos 500 rótulos de queijo da serra que seriam colocados nas próximas unidades.

Foi ainda detetado, segundo o comunicado, que a unidade de fabrico produzia queijos para um grupo de restaurantes em Lisboa, cujos rótulos ostentavam a denominação protegida.

VEJA AINDA: ASAE apreende 78 carcaças de animais e detém seis pessoas por abate clandestino

 

Impala Instagram


RELACIONADOS