Turquia: Líder da oposição não felicita Erdogan e considera-o um «ditador»

O líder do principal partido da oposição na Turquia disse que não felicitará o presidente Recep Tayyip Erdogan pela sua vitória nas eleições de domingo, qualificando-o de “ditador”.

Turquia: Líder da oposição não felicita Erdogan e considera-o um «ditador»

Não se pode felicitar um homem que não defende a democracia. Porque é que felicitaria Erdogan?”, declarou Kemal Kiliçdaroglu, líder do Partido Republicano do Povo (CHP, social-democrata).

“Porque é que eu felicitaria um ditador?”, adiantou, durante uma conferência de imprensa em Ancara.

As declarações ocorrem dois dias após as eleições presidenciais e legislativas, ganhas por pelo presidente cessante e pelo seu Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP, islamita e conservador).

LEIA MAIS: União Europeia considera que campanha eleitoral na Turquia não foi “imparcial”

O candidato do CHP à presidência, Muharrem Ince, obteve 30,6% dos votos e Erdogan conseguiu 52,6%, vencendo as eleições à primeira volta, de acordo com os resultados provisórios.

Estas eleições marcavam a passagem do sistema parlamentar para um sistema presidencial, que dá a Erdogan poderes reforçados.

Kiliçdaroglu critica regularmente o chefe de Estado, nomeadamente devido às vastas purgas feitas depois do golpe de Estado falhado de julho de 2016.

Entre os mais de 77.000 detidos desde essa data encontra-se um deputado do CHP, Enis Berberoglu, condenado por ter dado informações confidenciais ao diário da oposição Cumhuriyet.

LEIA MAIS: Presidente turco diz que era o alvo de um plano de atentado na Bósnia

 

Impala Instagram


RELACIONADOS