Impala

Seis secretários de Estado no Reino Unido para dialogar com a comunidade portuguesa

Seis secretários de Estado deslocam-se ao Reino Unido este fim-de-semana para a segunda edição dos “Diálogos com a Comunidade”, que pretendem abordar “vários temas de interesse e preocupação” dos portugueses residentes no país.

Londres, 13 jan (Lusa) – Seis secretários de Estado deslocam-se ao Reino Unido este fim-de-semana para a segunda edição dos “Diálogos com a Comunidade”, que pretendem abordar “vários temas de interesse e preocupação” dos portugueses residentes no país.


Além do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, viajam a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha de Andrade, a secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro, a secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, e a secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino.


A secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, cuja presença estava prevista, será substituída pela chefe de gabinete, Cristina Baptista, estando ainda programadas as intervenções do vice-presidente do Instituto da Segurança Social, Gabriel Bastos, e da Diretora de Serviço de Cultura e Língua do instituto Camões, Madalena Arroja.


Os “Diálogos” terão lugar, primeiro em Londres, entre as 14:00 e as 20:00 de sábado, e no dia seguinte em Manchester, entre as 13:45 e as 19:15.


Entre os temas a abordar estão o impacto da saída do Reino Unido da União Europeia (‘Brexit’), a proteção de menores, questões laborais, questões fiscais, a promoção da igualdade, questões linguísticas e de participação eleitoral.


Segundo a secretaria de Estado das Comunidades, “os Diálogos com a Comunidade’ têm como objetivo cultivar um diálogo mais estruturado e sistemático com os portugueses no mundo e dar expressão concreta, nas políticas públicas, aos seus anseios e preocupações”.


Tanto a embaixada em Londres, como o consulado em Manchester esperam ter lotação esgotada, no primeiro caso 100 pessoas e no segundo caso cerca de 60, cuja participação foi feita por inscrição após o anúncio da iniciativa, no início de janeiro, sobretudo através das redes sociais.


Ausente estará o deputado do PSD eleito pelo círculo da Europa, Carlos Gonçalves, que lamentou ter sido informado oficialmente apenas esta madrugada, através da Comissão dos Negócios Estrangeiros da Assembleia da República.


“Tenho um círculo eleitoral que me obriga a percorrer toda a Europa e este fim-de-semana já tenho um compromisso assumido com a comunidade portuguesa na Suíça, com bilhetes reservados e pagos, sendo difícil alterar em 24 horas”, justificou, em declarações à agência Lusa.


Gonçalves saudou a iniciativa, tendo em conta que “o Reino Unido é o país que mais emigrantes acolheu nos últimos anos e mais carência tem no apoio consular e social”, porém receia que o programa seja demasiado ambicioso.


“Com tantos secretários de Estado e tantos temas, não vai ser fácil abordar as questões com profundidade, acho que vai ser muito superficial”, acrescentou, referindo a avaliação pessoal feita da primeira edição destes “Diálogos”, em outubro do ano passado, em Bruxelas, que teve a participação do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.


“A situação no Reino Unido, no seguimento do ‘Brexit’, deixa a nossa comunidade sem uma perspetiva concreta sobre o que vai ser o seu futuro. Quero acreditar que os membros do Governo, ao deslocarem-se ao Reino Unido, sabendo as dificuldades de atendimento no plano consular e social, levem respostas a problemas diagnosticados há muito tempo”, referiu.



BM // VM


Lusa/Fim


RELACIONADOS

Seis secretários de Estado no Reino Unido para dialogar com a comunidade portuguesa

Seis secretários de Estado deslocam-se ao Reino Unido este fim-de-semana para a segunda edição dos “Diálogos com a Comunidade”, que pretendem abordar “vários temas de interesse e preocupação” dos portugueses residentes no país.