Republicanos do Congresso dos EUA rejeitam novos pacotes de ajuda à Ucrânia

O líder da maioria republicana na Câmara dos Representantes dos EUA, Mike Johnson, disse hoje que qualquer votação sobre novo financiamento de ajuda à Ucrânia, bem como sobre política de migração, está condenada ao insucesso.

Republicanos do Congresso dos EUA rejeitam novos pacotes de ajuda à Ucrânia

O comentário de que novas ajudas à Ucrânia serão rejeitadas surge numa altura em que, segundo a comunicação social norte-americana, o antigo Presidente e candidato à Casa Branca Donald Trump está a pressionar os congressistas republicanos para bloquearem os pedidos orçamentais do Governo do Presidente democrata Joe Biden.

“Se os rumores sobre o conteúdo do projeto de lei (atualmente em debate no Senado) forem verdadeiros, isso seria um nado-morto antes mesmo de chegar à Câmara de Representantes”, garantiu Mike Johnson, numa carta enviada aos congressistas que lidera.

Esta carta é mais um sinal negativo sobre o resultado das já muito complicadas negociações no Congresso norte-americano sobre a ajuda à Ucrânia na sua resistência à invasão russa iniciada em fevereiro de 2022.

Joe Biden tem pedido um aumento orçamental de cerca de 100 mil milhões de dólares (cerca de 90 mil milhões de euros) para responder a necessidades prementes, incluindo a ajuda à Ucrânia, que tem nos Estados Unidos o principal fornecedor de equipamento militar.

Sob pressão dos republicanos, o assunto ficou associado nas negociações no Congresso à política de imigração, tema central da campanha de Donald Trump. O ex-Presidente republicano acusa o seu sucessor de negligência face às chegadas de migrantes na fronteira com o México.

A última entrega de ajuda militar norte-americana à Ucrânia foi anunciada em 27 de dezembro, e a Casa Branca já reconheceu que, sem uma extensão do orçamento por parte do Congresso, não haverá novas tranches de auxílio militar ou financeiro.

Impala Instagram


RELACIONADOS