Representante da Madeira vai consultar PR e toma decisão no final da próxima semana

O representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto, vai consultar o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sobre a situação política na região, anunciando a sua decisão no final da próxima semana ou início da seguinte.

Representante da Madeira vai consultar PR e toma decisão no final da próxima semana

Ireneu Barreto falava aos jornalistas no Palácio de São Lourenço, no Funchal, depois de concluídas as audições aos nove partidos com assento parlamentar. Hoje recebeu PS e PSD, na quinta-feira PCP, CDS-PP, Chega e Juntos Pelo Povo (JPP), e na quarta-feira BE, PAN e IL.

“Nesta situação muito complexa, cabe-me agora equacionar todas as opções que a Constituição prevê e decidir, em consciência, aquela que melhor defenda os superiores interesses dos madeirenses e porto-santenses, a autonomia regional e o regime democrático”, afirmou.

Assim, acrescentou Ireneu Barreto, tendo em conta poder de dissolução da Assembleia Legislativa Regional, “torna-se indispensável” consultar o Presidente da República relativamente à avaliação que Marcelo Rebelo de Sousa está a efetuar da situação.

O representante da República vai pedir a Marcelo Rebelo de Sousa que o receba na próxima semana, devendo anunciar uma decisão, “ponderados todos os dados disponíveis”, no final da próxima semana ou, no máximo, no início da semana seguinte.

As audiências foram marcadas depois de, na segunda-feira, ter sido publicado o decreto de exoneração do presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, que renunciou ao cargo após ter sido constituído arguido no âmbito de uma investigação relacionada com suspeitas de corrupção na região.

MLS/TFS // MLS

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS