PS e PSD pediram adiamento da entrega de candidaturas a presidente da AR para as 11:30

O prazo para apresentação de candidaturas a presidente da Assembleia da República foi hoje adiado das 11:00 para as 11:30, a pedido do PS e do PSD.

PS e PSD pediram adiamento da entrega de candidaturas a presidente da AR para as 11:30

A informação foi transmitida pelo deputado comunista António Filipe, que preside temporariamente à primeira sessão plenária da XVI Legislatura, que não terminou na terça-feira, depois de três tentativas falhadas de eleição do presidente do parlamento.

O recomeço dos trabalhos mantém-se para as 12:00.

A eleição do presidente da Assembleia da República tem de ser realizada na primeira reunião plenária da legislatura por maioria absoluta dos votos dos deputados em efetividade de funções (116).

Na terça-feira, a primeira eleição do presidente do parlamento, feita por voto secreto, começou pelas 15:00 de terça-feira, apenas com o deputado social-democrata José Pedro Aguiar-Branco como candidato.

Pelas 17:00, era anunciado o primeiro falhanço desta eleição para presidente da Assembleia da República, já que o antigo ministro da Defesa obteve 89 votos a favor, 134 brancos e sete nulos.

Cerca de uma hora depois o PSD retirou a candidatura, mas pelas 19:00 o antigo ministro da Defesa voltou a reapresentá-la.

Pela mesma hora, o PS decidia avançar com a candidatura de Francisco Assis e o Chega de Manuela Tender.

Na primeira volta, o socialista vence por uma margem curta (90 contra 88 de Aguiar-Branco) e a deputada do Chega ficaria pelo caminho com 49 votos.

À segunda volta — terceira tentativa de eleição -, repete-se novo falhanço, com resultados muito semelhantes: 90 votos para Assis e 88 para Aguiar-Branco, sem que nenhum conseguisse a necessária maioria absoluta de votos favoráveis.

Impala Instagram


RELACIONADOS