Processo de eleição do novo presidente do Eurogrupo já em curso

O processo de eleição do novo presidente do Eurogrupo, cargo ao qual Mário Centeno concorre, já está em curso na reunião de hoje em Bruxelas, com a apresentação das candidaturas.

Processo de eleição do novo presidente do Eurogrupo já em curso

O processo de eleição do novo presidente do Eurogrupo, cargo ao qual o ministro Mário Centeno concorre, já está em curso na reunião de hoje em Bruxelas, com a apresentação das candidaturas, indicaram fontes europeias.

De acordo com a agenda de trabalhos da reunião do fórum de ministros das Finanças da zona euro, que teve início às 13:00 locais (12:00 de Lisboa), o processo de eleição ocorreria no final da primeira ronda de trabalhos (e antes de uma reunião alargada a 27 para preparar a “Cimeira do Euro” que se realiza em dezembro), devendo então o vencedor ser conhecido antes das 18:00 locais (17:00 de Lisboa), hora marcada para o arranque da segunda parte da reunião.

Fontes europeias indicaram que, cerca das 15:45 locais (14:45 de Lisboa), já se chegou à eleição do sucessor de Jeroen Dijsselbloem na ordem de trabalhos, com as intervenções dos quatro candidatos – Mário Centeno, Pierre Gramegna (Luxemburgo), Peter Kazimir (Eslováquia) e Dana Reizniece-Ozola (Letónia) – para apresentação das suas prioridades, a que se seguirá a votação.

A eleição do novo presidente do Eurogrupo não corre o risco de ser decidida por sorteio, mesmo que persista um empate, como aconteceu com a relocalização das duas agências que deixam o Reino Unido, estando prevista a realização de quantas voltas forem necessárias até um dos quatro candidatos alcançar uma maioria simples (ou seja, pelo menos 10 votos entre os 19 membros da área do euro).

Em 20 de novembro, tanto a nova sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA) — à qual concorria o Porto — como a da Autoridade Bancária Europeia (EBA), que deixam o Reino Unido no quadro do ‘Brexit’, acabaram por ser atribuídas a Amesterdão e Paris, respetivamente, por sorteio.

O Conselho explicou que “se nenhum dos candidatos recolher pelo menos 10 dos 19 votos dos membros do Eurogrupo no final da primeira volta da votação, cada candidato será informado individualmente do número de votos que ele/ela recebeu”.

“Os candidatos terão então a oportunidade de retirar a sua candidatura. A votação prosseguirá até ser alcançada a maioria simples em torno de uma das candidaturas”, precisaram os serviços do Conselho da UE.

À entrada para a reunião de hoje, Centeno afirmou que o objetivo para a eleição do novo presidente “é obviamente ganhar”, e se possível à primeira volta.

“O objetivo em qualquer eleição em que nos colocamos é obviamente ganhar. Fizemos o que tínhamos que fazer dentro do grupo dos países com governos sociais-democratas (socialistas), depois conversando de forma muito aberta com os outros grupos políticos”, afirmou aos jornalistas, à chegada à reunião.

Questionado sobre se conta triunfar logo na primeira volta da votação, sorriu, admitiu que “seria um bom resultado”, e comentou que “qualquer candidato que seja eleito à primeira volta num processo destes tem obviamente uma posição se calhar reforçada”.

Outros artigos em destaque

Carrilho exalta-se em tribunal: «Quem bate é a mãe!»
Cristina Avides Moreira: rosto da dor no adeus a Zé Pedro
Sismo de magnitude 6 registado às 11h20 de Lisboa
Sismo de magnitude 6 registado às 11h20 de Lisboa
Kebab
União Europeia quer proibir Kebabs
Líder dos Super Dragões partilha foto de árbitro espancado
Líder dos Super Dragões partilha foto de árbitro espancado
Ela é a prova de que da Rússia não vem só frio
Marco Costa deixa Carlos Sousa cortar-lhe o cabelo

Impala Instagram


RELACIONADOS