Primeira-ministra da Nova Zelândia anuncia gravidez

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, anunciou hoje esperar o nascimento do seu primeiro filho para o próximo mês de junho.

Primeira-ministra da Nova Zelândia anuncia gravidez

A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, anunciou hoje esperar o nascimento do seu primeiro filho para o próximo mês de junho.

Durante a campanha para as legislativas, que a levaram ao poder em outubro, poucos meses depois de assumir a liderança do Partido Trabalhista, Ardern esteve no centro de uma polémica sexista, ao ser questionada sobre as consequências de uma eventual maternidade.

“É totalmente inaceitável considerar em 2017 que as mulheres devem responder a esta questão”, respondeu então Jacinda Ardern. “A escolha do momento para ter filhos pertence às mulheres. Isso não deve determinar poder ou não conseguir um emprego”.

A política disse não duvidar “que os tempos mudaram”, permitindo às mulheres desempenharem vários papéis

“Muitas mulheres abriram caminho pouco a pouco e permitiram que as pessoas me vejam a exercer o poder e pensar ‘sim, ela pode fazer o trabalho e ser mãe'”, sublinhou hoje a primeira-ministra.

Jacinda Ardern explicou que o vice-primeiro-ministro, Winston Peters, vai substitui-la durante as seis semanas de licença de maternidade, que gozará após o nascimento do bebé.

Apesar de emocionada pelo futuro papel de mãe, Ardern disse “continuar empenhada no seu trabalho e na responsabilidade como primeira-ministra”.

“Estamos os dois realmente felizes. Queríamos uma família, mas não sabíamos se podíamos, o que torna esta notícia inesperada, mas emocionante”, disse Ardern, num comunicado também em nome do companheiro, Clarke Gayford.

A primeira-ministra acrescentou ainda que Gayford ficará a cuidar da criança a tempo inteiro: “Clarke e eu temos o privilégio de estar numa posição em que o Clarke pode ficar em casa (…). Sabendo que tantos pais têm de fazer malabarismo para cuidar dos seus filhos, consideramo-nos muito sortudos”, disse.

A responsável neo-zelandesa é das poucas chefes de Governo a engravidar durante o mandato, indicou a rádio Nova Zelândia, lembrando que uma das primeiras foi a paquistanesa Benazir Bhutto, em 1990

A primeira-ministra trabalhista assumiu o cargo em outubro passado, ao concluir um acordo de Governo com os verdes e um partido nacionalista, na sequência das eleições de setembro que puseram fim a nove anos de poder dos conservadores.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS