PR de Moçambique participa na cimeira da UA sobre Zona de Livre Comércio Continental

Filipe Nyusi participa terça e quarta-feira na conferência de chefes de Estado e de Governo da União Africana sobre a Criação da Zona de Livre Comércio Continental

PR de Moçambique participa na cimeira da UA sobre Zona de Livre Comércio Continental

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, participa terça e quarta-feira na conferência de chefes de Estado e de Governo da União Africana sobre a Criação da Zona de Livre Comércio Continental, em Kigali, Ruanda.

O chefe de Estado moçambicano viaja acompanhado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, e da Indústria e Comércio, Ragendra de Sousa.

A Presidência moçambicana justifica a presença do chefe de Estado, referindo em comunicado que “a criação da Zona de Livre Comércio Continental é um estágio importante na integração socioeconómica e o culminar de um processo negocial lançado em junho de 2015”.

A Zona de Livre Comércio Continental (ZLEC, na sigla inglesa) permitirá criar o maior mercado do mundo, uma vez que envolverá os 55 Estados membros da UA, com um Produto Interno Bruto (PIB) acumulado a ascender a 2.500 mil milhões de dólares (2.030 mil milhões de euros).

Ainda longe do consenso, os 55 países africanos estão a lançar as bases: ainda existem muitos Estados que não veem a ZLEC e a criação de um passaporte único com bons olhos, pelo que se abre a porta a que as iniciativas possam avançar apenas com os países que apoiam as medidas.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS