Marcelo considera que populações afetadas pelos incêndios devem ser informadas de novos apoioios

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou importante que as populações afetadas pelos incêndios do passado fim de semana sejam informadas sobre as medidas e apoios aprovados pelo Governo e alertou para a situação da pequena agricultura.

Marcelo considera que populações afetadas pelos incêndios devem ser informadas de novos apoioios

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje importante que as populações afetadas pelos incêndios do passado fim de semana sejam informadas sobre as medidas e apoios aprovados pelo Governo e alertou para a situação da pequena agricultura.

“É importante os que tiveram esse desgosto supremo da morte de familiares saberem o que foi aprovado em Conselho de Ministros, para não andarem no escuro à procura de uma solução”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, aludindo às indemnizações aos familiares das vítimas.

Falando em Penacova, distrito de Coimbra, no final de uma visita que o levou, nos últimos dias, a 14 concelhos do interior centro afetados pelos incêndios, o chefe de Estado apelou ainda a que as autarquias se informem sobre os apoios à reconstrução de casas de primeira habitação.

Realçou ainda que as pessoas que tiveram problemas relacionados com a sua atividade económica terão também de ser informadas para saberem “como é” que os solucionam.

“E chamei a atenção, especificamente, daquilo que não se fala muito, que é a pequena agricultura. Aqueles agricultores de subsistência ou que têm os seus animais de criação de subsistência e que não são propriamente grandes empresas mas são problemas que para a vida daquelas pessoas são fundamentais”, alertou o PR.

Na ocasião, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu ainda uma moratória na relação com instituições públicas como os tribunais e considerou “justa” a isenção do pagamento de taxas e emolumentos para todos os que perderam os seus documentos pessoais e outros relacionados com casas e propriedades nos incêndios e que pretendam pedir segundas vias.

“Penso que é justo que se faça aquilo que se fez para Pedrógão [Grande]. Muita gente perdeu documentos, houve perturbação de atividades públicas e privadas neste período, nesta área que houvesse uma moratória para os tribunais, para a administração pública, para notificações”, argumentou o PR.

Nos últimos dias o Presidente da República insistiu na necessidade de uma “convergência total” de todos os partidos políticos sobre a situação de emergência do interior do país e hoje apelou a que deputados de todos os grupos parlamentares, especialmente aqueles eleitos por outros círculos eleitorais que não os dos distritos afetados pelos incêndios, visitem a região.

A esse propósito, Pedro Coimbra, presidente da Assembleia Municipal de Penacova e deputado do PS eleito pelo círculo de Coimbra, disse compreender o apelo do PR e manifestou concordar com ele:

“Para se falar e para se decidir é preciso conhecer. E muitos não conhecem e não vieram verdadeiramente ver o que é que se passou e o que se passa. Subscrevo inteiramente as palavras do senhor Presidente, é absolutamente decisivo vir conhecer para poder decidir”, frisou.

Leia mais notícias em destaque

EXCLUSIVO: Autor do vídeo da A17 arrependido por captar imagens dos incêndios
Jovem enfermeira morre de forma trágica na lua de mel
Revelado vídeo intimista de Luciana Abreu no interior do casamento
Revelado vídeo intimista de Luciana Abreu no interior do casamento
Mãe obriga filha a abortar, mas bebé sobrevive e conta a história anos mais tarde
Mãe obriga filha a abortar, mas bebé sobrevive e conta a história anos mais tarde
Tony Carreira apadrinha casamento do melhor amigo
Tony Carreira apadrinha casamento do melhor amigo (galeria de fotos)

Impala Instagram


RELACIONADOS