Portugal chamou embaixador iraniano para reiterar condenação do ataque contra Israel

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) português chamou hoje o embaixador iraniano em Lisboa, a quem reiterou a condenação do ataque contra Israel e renovou a “exigência da libertação imediata” do navio “MSC Aries”, anunciou o Palácio das Necessidades.

Portugal chamou embaixador iraniano para reiterar condenação do ataque contra Israel

Numa nota divulgada hoje, o MNE indica que “o embaixador da República Islâmica do Irão foi chamado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros esta manhã, 16 de abril”.

Durante a reunião, mantida com o diretor-geral de Política Externa, o Governo português reiterou “de forma veemente e categórica a condenação do recente ataque realizado contra o Estado de Israel”.

Segundo a nota, o ministério tutelado por Paulo Rangel também “manifestou a sua profunda preocupação com a escalada do conflito na região, apelando à máxima contenção”.

No encontro, o MNE também insistiu na “exigência da libertação imediata do navio ‘MSC Aries’, apresado no estreito de Ormuz, à luz das obrigações de Portugal enquanto Estado bandeira”.

“Foi igualmente exigida a libertação da tripulação, que deve ser condignamente tratada enquanto o navio se mantiver apresado, dado não se considerarem consistentes as explicações até agora fornecidas”, acrescenta a mesma nota.

O Governo português, indica ainda, “aguardará os resultados desta diligência formal e avaliará, em função disso, passos adicionais”.

JH //APN

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS