Passagem à segunda fase das negociações do ‘Brexit’ “um passo importante”

PM britânica saudou como “um passo importante” a aprovação dos líderes da UE para que negociações do ‘Brexit’ passem para discussão de transição e relações comerciais com UE após 2019.

Passagem à segunda fase das negociações do 'Brexit'

A primeira-ministra britânica, Theresa May, saudou como “um passo importante” a aprovação dos líderes da UE para que as negociações do ‘Brexit’ passem para a discussão de uma transição e relações comerciais com a UE após 2019.

“Hoje foi dado um passo importante no caminho para um ‘Brexit’ tranquilo e ordenado e o desenvolvimento de uma futura parceria estreita e especial”, afirmou May na rede social Twitter.

A mensagem foi emitida ao mesmo tempo que reencaminhou a confirmação do presidente do Conselho de os líderes da UE tinham aprovado avançar para a segunda fase das negociações, também no Twitter pelo presidente do Conselho Europeu Donald Tusk, a quem May agradeceu, bem como ao presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Posteriormente, a primeira-ministra reiterou a promessa de negociar um bom acordo comercial, ao mesmo tempo que manteve o compromisso de respeitar o resultado do referendo de junho de 2016, que determinou a saída do Reino Unido da UE.

“Nós vamos respeitar a vontade do povo britânico e vamos obter o melhor acordo para o ‘Brexit’ para o nosso país – garantindo o maior acesso possível aos mercados europeus, aumentando o comércio livre com países de todo o mundo e garantir o controlo das nossas fronteiras, leis e dinheiro”, escreveu.

Os 27 líderes europeus – hoje reunidos sem a presença de May – seguiram, como previsto, a recomendação da Comissão Europeia, que há precisamente uma semana considerou terem sido alcançados “progressos suficientes” na primeira fase das negociações, designadamente nos domínios dos direitos dos cidadãos, da “fatura” a pagar por Londres no quadro dos compromissos financeiros assumidos e a questão da ausência de uma fronteira física entre Irlanda e Irlanda do Norte.

A segunda fase das negociações vai incidir nas futuras relações entre a UE e o Reino Unido depois do ‘divórcio’ marcado para 29 de março de 2019, incluindo a discussão de um período de transição de cerca de dois anos e de um acordo comercial.

 

Outros artigos em destaque

The Biggest Loser Concorrente surpreende ao tornar-se modelo e bombeiro!
Raríssimas: Presidente admite uso do cartão de crédito em vestidos por ser um «investimento»
Ups! Apanhados desprevenidos na gala da TVI (fotos)
Bebé sereia morre quatro horas depois do nascimento
Bebé sereia morre quatro horas depois do nascimento
Cantora condenada a dois anos de prisão por «videoclipe depravado»
Cantora condenada a dois anos de prisão por «videoclipe depravado»
22 prendas de Natal até cinco euros

Impala Instagram


RELACIONADOS