Navalny sepultado num cemitério de Moscovo

O opositor russo Alexei Navalny, que morreu em 16 de fevereiro numa prisão do Ártico, foi sepultado hoje no cemitério de Borissovo, em Moscovo, rodeado de familiares e amigos.

Navalny sepultado num cemitério de Moscovo

“O caixão foi baixado à terra”, anunciou nas redes sociais Ivan Jdanov, um dos colaboradores mais próximos do líder da oposição Alexei Navalny, citado pela agência francesa AFP. “Adeus, meu amigo”, acrescentou. A multidão reunida perto do cemitério gritou “Não à guerra” em protesto contra o ataque russo à Ucrânia, que começou há mais de dois anos, noticiou a AFP.

A cerimónia chegou a estar ameaçada, por os serviços funerários se recusaram a levar o seu corpo para a igreja, conforme iam relatando nas redes sociais alguns dos colaboradores próximos do opositor político do regime russo.

“Primeiro, não nos foi permitido contratar uma funerária para nos despedirmos de Alexei. E agora, quando o funeral deveria acontecer na igreja, os funcionários funerários informam que nenhum carro funerário levará o corpo”, indicava a sua equipa pouco antes da hora marcada para o funeral. Mas o funeral acabou por ter lugar, e da maneira que Navalny pretenderia.

Depois da missa de corpo presente, a multidão juntou-se em redor da igreja e acompanhou o cortejo fúnebre até ao cemitério Borissovskoie, onde se assistiu ao momento mais emotivo de toda a cerimónia: a descida do corpo à terra ao som de “My Way” (“À Minha Maneira”), de Frank Sinatra.

“Porque o que é um homem, o que é que ele possui?/ Se não for ele próprio, então não tem nada/ Para dizer tudo o que realmente sente/ E não as palavras de quem se ajoelha/ O historial mostra, eu levei os golpes/ Mas fi-lo à minha maneira”, canta Sinatra na célebre hino à insubmissão.

Os apoiantes de Navalny gritaram “Ele não tinha medo e nós não temos medo”, apesar da grande presença policial na zona. “Não vamos perdoar”, gritaram também. Crítico declarado do regime do Presidente Vladimir Putin e carismático defensor da luta contra a corrupção, Navalny morreu aos 47 anos em circunstâncias ainda pouco claras.

Os serviços prisionais disseram que sofreu um colapso súbito após uma caminhada e a certidão de óbito menciona causa natural. Os seus associados, a viúva Yulia Navalnaia e muitos líderes ocidentais acusaram o Presidente russo, Vladimir Putin, de ser responsável pela morte de Navalny. A presidência russa negou tais acusações.

Impala Instagram


RELACIONADOS