“Não excluo envolver-me” na privatização da TAP se achar que posso ser útil, diz Lacerda Machado

O ex-administrador da TAP Diogo Lacerda Machado disse hoje que não exclui envolver-se no processo de privatização da TAP, se achar que pode ser útil à empresa, por exemplo com “alternativas àquilo que se tem perfilado”.

“Não estou envolvido em nenhuma entidade interessada, tenho sido procurado por várias – e já agora não vejo nenhum conflito de interesses -, não aceitei nenhuma das abordagens, […] não excluo envolver-me se achar que posso ser útil à própria TAP”, respondeu o advogado à deputada bloquista Mariana Mortágua, na comissão de inquérito à companhia aérea, questionado sobre um eventual envolvimento no processo de privatização da TAP que o Governo tem a intenção de levar a cabo.

Lacerda Machado detalhou que poderá ser útil, por exemplo, contribuindo com “algumas alternativas àquilo que se tem perfilado”.

“Não estou certo e seguro se agora é tão bom como em 2020, […] não estou tão certo nem seguro que aquilo que era muito bom em fevereiro de 2020, que esteve à beira de acontecer, [seja agora]”, afirmou o ex-administrador não executivo.

Em 2020, antes da pandemia, noticiou-se que o grupo Lufthansa estaria interessado em comprar a TAP.

Na terça-feira, o ex-acionista Humberto Pedrosa confirmou que um negócio esteve perto de ser fechado em 2020 e que se a pandemia se tivesse atrasado mais um mês, provavelmente, teria sido concretizado, mas não confirmou tratar-se da Lufthansa.

Diogo Lacerda Machado sublinhou que “a TAP sozinha não consegue sobreviver muito mais tempo”. “É dificílimo, está tudo consolidado, tudo junto, é um negócio de volume, escala, margens baixas”, explicou.

Questionado se tem mantido conversas sobre a TAP com membros do Governo, o chamado ‘melhor amigo’ do primeiro-ministro disse que não fala com um membro do executivo sobre a companhia aérea desde 2021, quando deixou a empresa, e com António Costa não fala “desde o dia 09 de abril de 2020”.

MPE/JF // EA

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS